Palco Giratório Sesc 2021 terá atrações teatrais presenciais e exibição virtual de espetáculos

Com foco na valorização das trajetórias de grupos de artes cênicas e reforçando a importância da sua continuidade e resistência, o festival Palco Giratório Sesc terá sua 15ª edição realizada de 30 de setembro a 16 de outubro em Porto Alegre. Os espetáculos serão transmitidos ao vivo de todas as regiões do Brasil e haverá atividades formativas realizadas por meio de plataformas virtuais. Haverá ainda atrações presenciais que levarão o público a retomar o contato com o teatro e a dança.

Diretamente da capital gaúcha serão feitas quatro apresentações e uma instalação projetadas para surpreender a comunidade em espaços abertos. No dia 30 de setembro, primeiro dia do festival, o grupo De Pernas para o Ar levará o espetáculo-instalação Automákina – Universo Deslizante ao Parque da Redenção. A apresentação utiliza uma estrutura metálica de sete metros de altura, composta por inúmeros elementos que se transformam em bonecos, instrumentos musicais e em uma série de recursos que ilustram a narrativa do Duque de Hosain’g, protagonista e criador do aparato que serve como veículo, casa e cenário.   

Outra atração presencial é o projeto Edifício Cristal, da Cia. Incomode-te, que estará na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac (Rua Fecomércio, s/n, bairro Anchieta) nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e de 04 a 08 de outubro. A instalação interativa é composta por uma cristaleira que simula em seu interior um prédio em miniatura, em que é possível espiar os apartamentos. Cada um tem uma história que é narrada por atores. Para conferir a produção é necessário realizar agendamento pelo e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br, já que o número de espectadores que pode assistir à exibição, que estará disponível para visitação das 9h às 17h, é limitado. 

No dia 7 de outubro, a Ponte dos Açorianos será palco da performance Ritual de Sobrevivência Urbana do Coletivo Ecopoética. E a Redenção voltará a receber atrações presenciais do Palco Giratório nos dias 10 e 16 de outubro, com a apresentação A Piscina, da Geda Cia de Dança

Espetáculo A Piscina é uma das atrações. Foto: Tony Capellão

Dentro da proposta formativa do evento, serão promovidos encontros entre artistas de todas as regiões do país e representantes de importantes coletivos de teatro, dança e circo do RS. A série Intercâmbios e conexões estabelecerá um espaço para trocas de experiências e trajetórias na linguagem, perspectivas de atuação e estratégias de sobrevivência em tempos de pandemia e pós-pandemia e abordará ainda temas sempre presentes nas produções, como as questões de gênero e étnico-raciais. Entre os assuntos discutidos estarão danças indígenas da Amazônia, teatro de sombras, teatro para a infância e palhaçaria, além de pesquisas na área. Os encontros serão transmitidos pelo Zoom e terão inscrições gratuitas, que serão disponibilizadas em breve. Veja a programação detalhada abaixo. 

Espetáculos transmitidos on-line

Além das atrações locais, o Palco Giratório Sesc transmitirá, gratuitamente e ao vivo, 17 espetáculos de várias regiões do Brasil, selecionados a partir de uma curadoria nacional, da qual participam representantes do Sesc de todos os Estados brasileiros. Os espetáculos serão exibidos de 30 de setembro a 16 de outubro, mas o projeto terá continuidade a partir de novembro em 10 cidades gaúchas por meio de oficinas, debates, e intercâmbios artísticos no formato on-line que serão conduzidos por artistas e grupos de diversas regiões do país. Haverá ainda espaço para apresentações artísticas locais. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio

Dois espetáculos gaúchos estão confirmados na programação nacional do Palco Giratório: Ícaro, monólogo escrito, produzido e encenado por Luciano Mallmann; e Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças, do Coletivo Órbita.

*Foto de Capa: Espetáculo Ritual de Sobrevivencia Urbana. Crédito da foto: Debora Lorenz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s