Exposição itinerante “Caminhos de Anita” pode ser prestigiada em Taquara

Os 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi são homenageados nos Festejos Farroupilhas deste ano. Entre as diversas iniciativas que celebram a heroína está a exposição itinerante “Caminhos de Anita” que pode ser prestigiada no saguão da prefeitura de Taquara, até a próxima semana. Na segunda-feira, 20 de setembro, será divulgado um vídeo alusivo nas redes sociais do Município.

Quem visitar a exposição poderá conhecer um pouco mais da vida de Anita Garibaldi através de banners que trazem a sua biografia, além de objetos do Museu Municipal Adelmo Trott e de algumas doações utilizadas na montagem do cenário que idealizam a figura de Anita, uma amazona conhecida como a heroína dos dois mundos como conta o professor de História, Maicon Diego Rodrigues. “A questão da temática entrelaça à Revolução Farroupilha, a valorização da mulher reforçando a figura feminina e a própria bravura de Anita. Ela tem o título de heroína dos dois mundos, pois além de lutar com Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha, também lutou com o marido pela unificação da Itália sendo considerada heroína aqui e na Itália. Anita é muito importante no contexto da Revolução”, observa.

A promoção da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, intitulada “Caminhos de Anita” vem retratar e valorizar a história da mulher considerada heroína pelo povo gaúcho por lutar bravamente com seu esposo Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, ocorrida de 1835 a 1845.

Recentemente a exposição itinerante passou por São Francisco de Paula.

*Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s