São Chico recebe Exposição Itinerante em Comemoração aos 200 anos de Anita Garibaldi

No ano do seu bicentenário, a heroína Anita Garibaldi tem recebido diversas homenagens. Uma delas é uma exposição itinerante em comemoração aos seus 200 anos que é recebida por São Francisco de Paula. A mostra “Anita Garibaldi entre Tempos e Acervos” foi inaugurada nesta quinta-feira, 02, e segue até 09 de setembro aberta ao público com entrada gratuita. As obras podem ser conferidas no Centro de Informações Turísticas, na Secretaria de Turismo, localizado na Av. Getúlio Vargas, 1850 (RS 020).

A exposição conta com banners que contam a vida de Anita Garibaldi e Giuseppe Garibaldi e suas batalhas, além de curiosidades. A mostra conta com o busto de Giuseppe Garibaldi e Domenico Menotti Garibaldi, filho primogênito do casal nascido em Mostardas/RS. 

Elma Sant’Ana, fundadora do Instituto Anita Garibaldi e autora de diversos livros sobre a grande guerreira da Revolução Farroupilha, esteve presente na inauguração e autografou livros, entre eles “A Mulher na Guerra dos Farrapos”. O grupo Anitas da Serra, parceira da iniciativa, sendo a única entidade da Serra Gaúcha relacionada ao tema, também se fez presente na abertura.


O lançamento da exposição “Anita Garibaldi entre Tempos e Acervos” foi realizado na segunda-feira, 30, dia do aniversário de Anita, em cerimônia comemorativa no Palácio Piratini. Ela circulará por diferentes municípios do Rio Grande do Sul e a próxima parada é em Gramado.

Para o reconhecimento à memória da heroína, o Decreto 55.756, de 9 de fevereiro, instituiu o Ano de Anita, sendo dedicado em 2021 às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento. Uma comissão foi nomeada pelo governador Eduardo Leite, integrada pelas secretarias estaduais da Cultura (Sedac) e de Turismo, Conselho Estadual de Cultura (CEC), Consulado da Itália em Porto Alegre, Instituto Anita Garibaldi, Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Fundação Cultural Catarinense. 

*Fotos: Josiele Silva/PMSFP

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s