No final de agosto, Rolante recebeu uma estação meteorológica, instalada no Morro Grande (também conhecido como Morro da Asa). Neste curto período de tempo, o município já foi destaque nacional. No dia 26 de agosto, registrou a menor temperatura do Brasil durante a manhã. Isso poderá ocorrer com frequência nas entradas de massas de ar frio. As rajadas de vento também serão um destaque. Até o momento já registrou rajadas de 85,3 Km/h. As temperaturas máximas baixas e rajadas de vento serão o grande destaque desta estação meteorológica, que já colocou o município no mapa meteorológico do Brasil.
A estação meteorológica foi uma doação do empresário de Gramado, Mauro Silva, que conheceu o local e ficou encantado com a beleza do lugar. O empresário é um entusiasta do clima e esteve em Rolante a convite do Diretor do Departamento de Indústria, Comércio e Trânsito, Gustavo da Rosa, para conhecer o município e ver a possibilidade de fazer futuros investimentos na cidade. Ele ficou admirado com a localização geográfica e o clima deste local que é um dos mais belos pontos turísticos da região.
A estação meteorológica foi instalada por Frederico Wessel, em parceria com o Departamento de Indústria, Comércio e Trânsito. Wessel possui uma rede de estações meteorológicas instaladas em diversos municípios gaúchos e em outros estados. O equipamento atualiza os dados minuto a minuto e fornece temperatura, pressão atmosférica, intensidade e direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuva.
“Poder registrar e disponibilizar estes dados a todos é mais uma forma de divulgação do município, atraindo cada vez mais pessoas que têm interesse em conhecer nossas belezas naturais e, até mesmo, o frio, como acontece frequentemente com turistas que vêm de regiões quentes para sentir o frio do Sul do Brasil na serra gaúcha”, registra o prefeito de Rolante, Pedro Rippel.
As informações podem ser acompanhadas através do site da estação ou pelo aplicativo Estações do Brasil, para Android.
*Foto: Edna Cardoso