Emoção marcou a distribuição da Chama Crioula no Vale do Paranhana

Na tarde desta terça-feira, 07 de setembro, foi realizada a distribuição da Chama Crioula, na 22ª Região Tradicionalista. Reunidos na Rua Coberta em Taquara, centenas de tradicionalistas de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas participaram, com muita emoção e orgulho em Ser Gaúcho, da festividade. Neste ano, o tema estadual dos Festejos Farroupilhas é “Caminhos de Anita”, em alusão aos 200 anos do nascimento desta mulher farrapa, conhecida por sua força como a Heroína dos Dois Mundos. 

Na região, a homenageada foi a tradicionalista Edna Fischborn, que participa do movimento tradicionalista gaúcho desde os quatro anos, sem nunca ter dado uma pausa na luta pela valorização e reconhecimento da cultura gaúcha. Ela já foi 1ª prenda do Grupo de Artes Nativistas (GAN) Ciranda, 1ª prenda do CTG Sangue Nativo e 1ª prenda da 22ª RT na gestão de 1995 a 1996, entidade onde também atuou como diretora cultural, além de diretora de Cultura Interna do MTG em 2010. A homenageada é ainda viúva do empresário taquarense José Roberto Fischborn, incentivador do tradicionalismo na região e ex-coordenador da 22ª RT, falecido neste ano vítima da Covid-19.

Além de tradicionalistas do Vale do Paranhana participaram do ato a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, prefeito de Parobé, Diego Picucha, a coordenadora da 22ª RT, Carla Behs, entre outras autoridades tradicionalistas e municipais. “Nossa região é muito unida e forte, graças ao apoio, parceria e do  trabalho dos patrões das entidades tradicionalistas. Nossa região é unida e forte também pela dedicação e empenho das prendas e dos peões. Agradecemos muito por tudo isso, por essa parceria”, destaca a coordenadora Carla Behs.

Entidades participantes

  • Igrejinha:  CTG Sentinela da Tradição; CTG Rancho do Chimarrão; Piquete de Laçadores Casa de Pedra; CTG Os Tauras da Colina.
  • Parobé:  CTG Estância de Santa Cristina; CTG Sangue Nativo; CTG Querência Azaleia; CTG Coxilha do Rio Grande.
  • Riozinho: CTG Pé da Serra
  • Rolante: Piquete de Laçadores Três Estâncias; CTG Passo dos Tropeiros; CTG Os Serranos; CTG Guapos da Cabanha Estância Liberdade; Piquete de Laçadores Nossa Senhora Aparecida.
  • Taquara: CTG O Fogão Gaúcho; Piquete de Laçadores Porteira Piccadilly; CTG Encosta da Serra; Piquete de Laçadores Vaqueanos da Tradição; CTG Essência Gaúcha.
  • Três Coroas: CTG Querência do Mundo Novo; Piquete de Laçadores Alma Campeira; CTG O Tropeiro Frederico Trott.

*Fotos: Claucia Ferreira/22ªRT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s