Incentivo à literatura: duas coletâneas são lançadas com textos de escritores rolantenses

Valorizar a produção intelectual e cultural local e dar visibilidade e estimular a criatividade dos munícipes. Esses foram os principais objetivos do 1º Concurso Literário de Contos e Poesias realizado pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, de Rolante. Dividido nas categorias adulto e infanto-juvenil, o projeto entregou, no final de agosto, seu maior resultado: dois livros com os textos escritos pelos rolantenses.  O lançamento das obras intituladas “Contos & Poesias” foi realizado em live durante a programação da Semana Literária de Rolante.

O projeto propôs um certame de livre adesão, direcionado exclusivamente ao público municipal. O processo de inscrição e envio de obras foi totalmente on-line, com regras de participação definidas em regulamento próprio. Confirmando que há riqueza em produção no município, o concurso recebeu 82 contos e poesias na categoria adulta e 24 na categoria infanto- juvenil. Todos os inscritos foram publicados em dois livros, com a tiragem de 500 exemplares cada, um direcionado ao público infanto-juvenil e outro ao público adulto. O projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc e a Associação fez a doação de 20% dos exemplares para as escolas e bibliotecas rolantenses e o restante foi distribuído de forma proporcional entre os autores, que podem comercializar os livros como mais uma forma de incentivá-los a continuarem produzindo.

A Diretora de Cultura de Rolante, Joyce Reis, destaca que através dessas obras é possível conhecer novos escritores além de valorizar quem já tem uma trajetória na literatura “Alguns publicaram pela primeira vez e este é um grande incentivo para eles continuarem produzindo, principalmente as crianças! Escritores que já possuem uma trajetória, que estavam com seus textos na gaveta, esperando uma possibilidade puderam publicar também. A comunidade também sai ganhando, pois em uma única obra poderá conhecer a diversidade da produção dos nossos escritores”, celebra.

  • Autores do livro “Contos e Poesias” adulto

Contos: Albino Pazini da Silva, Daniela Fischer Buss Weiss, Diana Reinheimer, Edna Cardoso, Gustavo Daniel Ranft, Jéssica Reinheimer, Juliana Voltz, Kelly Cristiane Alves, Nelso Hahn Mazzurana e Rakiel Andreza Rocha da Silva

Poesias: Albino Pazini da Silva, Alexandre Herzog, Ana Beatris Lazzari, Anderson Bueno Araújo, Augustina Tondim Pressi, Cláudia Marin, Daniel Fixborn, João Paulo Hoffmeister, Kelly Cristiane Alves, Lisiane Bonetto Prezzi & Josiane Gabriela Sbardelotto, Luana Danieli Reinheimer, Mônica Veiermüller, Nelso Hahn Mazzurana, Raimundo Correa Primo e Vanessa Maria Baron

  • Autores do livro “Contos e Poesias” infanto-juvenil

Alice dos Santos, Dudu Prestes, Érica Cauana Ramos da Cunha, Kelly Cristiane Alves, Mateus Reis e Rafaela Pichani da Rosa, com ilustrações de Lu Prestes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s