Premiada escritora Jurema Chaves lança novo livro no CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara

“Quem me lê, diz que a minha alma passeia pelo livro”, declara a poetisa Jurema Chaves quando perguntada sobre o que é mais marcante em sua obra. Com carisma, boa energia e paixão em suas palavras e gestos, a escritora está lançando seu novo livro “60 Anos de Poesia” e já tem agendado um bate-papo com sessão de autógrafos para o sábado, 11 de setembro, às 19h, no CTG O Fogão Gaúcho, em Taquara.

Poetisa, declamadora, ativista cultural e compositora, Jurema já tem 15 livros publicados e um CD, além de participação em diversas antologias e coletâneas. Em sua nova obra, a premiada escritora celebra seus 60 anos com poesias sobre a vida, a gratidão, sua infância, a natureza, seus pais e temais sociais, tudo com o romantismo característico de suas poesias.

A poesia faz parte de sua vida desde sempre. Ela era só uma menina de três anos que ainda nem sabia ler quando declamou pela primeira vez em um evento da igreja. Pequenininha, foi colocada sobre uma mesa para que público pudesse vê-la, disseram para ela o texto e ela o repetiu com muita personalidade. “Quando eu desci daquela mesa, senti que isso faria parte da minha vida para sempre”, relembra. Depois ela aprendeu a escrever e logo as rimas começaram a ser presentes em sua vida, mesmo que ela ainda nem soubesse o nome daquilo que fazia e que lhe gerava tão bons sentimentos. Desde então, Jurema não vive sem poesia. “Ela faz parte dos meus dias. Foi meu colo nos momentos difíceis, reflexão nos desafios e fonte de energia quando precisei. Eu vivo a poesia e ela me alimenta. Tenho a necessidade de escrever, de falar. Quando a poesia me toca, ela me tem por inteiro. E vejo isso acontecer com muitas pessoas que leem poesias”, diz.

Esta é a primeira vez que Jurema falará sobre sua obra nas terras taquarenses, onde vivem alguns amigos seus, e este é também o primeiro encontro presencial que terá com o público desde o início da pandemia. “Fizemos o lançamento do livro em live, estamos fazendo o envio da obra por correio, mas presencialmente este é o primeiro encontro. Fiquei muito feliz com o convite para este evento. É muito bom e gratificante poder receber o carinho das pessoas, falar sobre a minha poesia, de ofertar um pouco de mim para as pessoas”. O evento terá ainda homenagem dos tradicionalistas à vida e obra de Jurema, com participação de artistas e prendas locais, além da Patrona da Semana Farroupilha 2021, Liliana Cardoso.

Uma vida dedicada à poesia

Quando Jurema escreve ou declama, é do coração que vem as palavras. Por mais que ela diga que não acredita em uma receita de sucesso e ainda surpreende-se quando alguém se declara seu fã, ela acredita que é falar o que vem do coração que faz com que as pessoas se identifiquem com seus versos. A escritora alcançou muito mais do que aquela menina de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul, poderia imaginar. Mas tal qual a sua cidade de origem, é o encanto de suas palavras que faz com que as pessoas se identifiquem. “Confesso que até hoje é estranho receber homenagens e premiações. Eu me surpreendo com o carinho e a admiração das pessoas, me emociono com as falas de mães e filhas que declamam minhas poesias. Poucas coisas me emocionam mais do que crianças lendo ou contando minhas poesias, eu me derreto toda”, emociona-se.

Criativa, inquieta e falante, Jurema conta que a pandemia foi um tempo de muita criação artística. “Escrevi muito no início. Depois também fiz artesanato, criando bolsas e organizei um jardim. Essas coisas me inspiram. Amo o contato com a arte e com a natureza”. Parte dessa produção será vista no novo livro. Como toda boa obra comemorativa, “60 Anos de Poesia” carrega o romantismo e os temas da vida trazidos com rimas e sentimentos característicos da escritora. Em sua maioria, são poemas inéditos e escritos mais recentemente, além de alguns dos seus mais reconhecidos que foram incluídos. Entre as novidades, uma reflexão bem particular sobre quem é Jurema Chaves nos poemas “Doidivanas”.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s