PAI: um formador de Soft Skills

Neste Dia dos Pais queremos homenagear a todos os pais (de sangue e de coração) que do seu jeito ensinam, dão segurança e estimulam seus filhos. Ser pai é uma verdadeira missão de vida, com grande nível de responsabilidades e com uma recompensa genuína! 

Muito importante estar ao lado da(o) filha/filho como um porto seguro, amparando nas suas necessidades, com presença ativa na construção da sua identidade. Ao mesmo tempo, dosar entre segurar e dar espaço para a liberdade, encorajando a caminhar e ‘voar’ quando for chegada a hora.

Cada momento é uma nova oportunidade de construir memórias afetivas, através das brincadeiras, do diálogo, dos momentos compartilhados que, certamente, farão grande diferença na vida de ambos. 

Hoje fala-se muito em ‘soft skills’ para lidar melhor com a vida e para uma boa construção da carreira. Soft Skills é sinônimo de ‘competências de comportamento’, por exemplo: empatia, criatividade, inovação, flexibilidade, resolução de problemas, gestão do tempo… e os pais têm um papel importante no desenvolvimento dessas competências. Assim como, sobre os valores de vida, como a honestidade, ética e respeito sinalizadas pelo exemplo.  

Como os pais podem colaborar mais para o desenvolvimento dessas competências comportamentais? Estas habilidades não são inatas, ou seja, elas não nascem com o indivíduo, mas são desenvolvidas ao longo da vida, desde a primeira infância. Assim, os pais têm papel fundamental na construção da maneira como seu filho/sua filha pode vir a lidar com as circunstâncias de vida. É através das experiências vividas com o pai, com a mãe, com familiares, professores, colegas e amigos que serão desenvolvidas essas habilidades.

Importante lembrarmos que todo super herói, assim como todo pai, também tem as suas vulnerabilidades. Assim, não se cobre tanto, afinal é natural falhar em alguma medida. Frustrar seu filho também é importante para o desenvolvimento dele. De tudo, o mais importante, é ser presença ativa, através do vínculo e afeto – a base para uma vida mais resiliente e feliz.

Quando certo dia o pai faltar, ele continuará vivo dentro do coração do seu filho e no ser humano que ele se tornou! Assim, faço aqui também a homenagem ao meu pai Lauro que tanto me ensinou e continua vivo em mim.

Celebre esse dia com alegria da maneira que for possível!

Confira também:

Meu abraço e reconhecimento. Paz e bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s