“Caminhos de Anita” é o tema escolhido para os Festejos Farroupilhas 2021

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm como objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. Sob o tema “Caminhos de Anita” a programação pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da “Heroína de Dois Mundos”, como era conhecida, um decreto de fevereiro de 2021 instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicado  às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

O responsável pela identidade visual dos Festejos é o artista plástico Mauro Vila Real. O trabalho apresenta uma amazona montada em seu cavalo, inserida no mapa do Rio Grande do Sul, numa referência aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi. Mauro usou como modelo a menina Antônia Rossetti Pereira para ter uma referência para as poses, a indumentária e a forma de montaria. Antônia monta o cavalo Talismã, no centro Hípico Porto Palmeira, no município de Campo Bom. Ajudou na postura do cavalo e na montaria da amazona o professor Ton Freitas.

Mauro Vila Real durante produção da ilustração do tema dos Festejos Farroupilhas 2021

O artista plástico conta que depois de ter um trabalho consolidado no Centro do País e no exterior, é uma honra poder produzir no seu Estado. “É uma felicidade muito grande fazer a identidade dos festejos usando essa figura feminina emblemática e simbólica que é Anita Garibaldi, e é fundamental que a gente, nesses tempos estranhos e complicados, consiga jogar luz nessas figuras que realmente foram o grande diferencial na construção da identidade histórica e cultural do nosso Estado”, avalia Mauro.

Nascido em Frederico Westphalen, Mauro Vila Real tem em seu currículo trabalhos as editoras Marvel e DC Comics. Seus desenhos também podem ser vistos em capas de álbuns musicais, pôsteres, sites, quadrinhos, jornais, livro infantis e infantojuvenis. Participou de exposições como o Salão Internacional e Contemporâneo de Arte de Belo Horizonte, Salão Internacional de Arte Contemporânea de Portugal e Salon International D´Art Contemporain no Carrousel Du Louvre, em Paris. Além disso, se destaca por realizar pinturas ao vivo em ocasiões comemorativas e shows musicais tendo trabalhado com músicos como Nando Reis, Tiago Iorc, Humberto Gessinger, Michel Teló e outros, e com quadros espalhados por diversos lugares do mundo e em casas de celebridades, entre elas da ex-primeira dama americana, Michelle Obama. Entre as técnicas utilizadas pelo ilustrador se destacam a acrílica, aquarela, guache e carvão.

Programação híbrida

Em razão da pandemia e obedecendo aos protocolos de distanciamento social, a programação terá presença de público, mas também será transmitida pelas redes sociais. O objetivo é unificar a história do RS, com todas as suas datas relevantes, na maior festa dos gaúchos que é o dia 20 de Setembro, destaca o adido cultural do RS, César Oliveira. “Todas essas celebrações unificadas, como o Centenário do Palácio Piratini, o Bicentenário de Anita Garibaldi, o Cinquentenário do Dia da Consciência Negra, o Cinquentenário do Movimento Nativista, resgatam o nosso sentimento de pertencimento” , ressalta César de Oliveira.

A secretária da Cultura do RS, Beatriz Araujo, destaca que o envolvimento das várias instituições e secretarias de Estado no tema “Caminhos de Anita” é um marco no trabalho da Comissão. “Conseguimos unir esforços e realizar um trabalho coletivo sobre um tema inspirador, que servirá de exemplo para as futuras gerações. Os ‘Caminhos de Anita’ são todos os caminhos do RS entrelaçados, todos os momentos históricos, todas as conquistas de quebra de paradigmas e de preconceitos. Seguimos trilhando os ‘Caminhos de Anita’ para avançarmos e nos aperfeiçoarmos como sociedade”, reflete Beatriz.

Festejos Farroupilhas

Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social. 

No dia 14 de setembro, o governador Eduardo Leite abrirá a Semana Farroupilha ao receber a Chama Crioula, no Palácio Piratini, e acender o candeeiro, iniciando oficialmente os Festejos que vão de 14 a 20 de setembro. Nesse período acontecerão apresentações on-line, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais, como o Concurso Literário Festejos Farroupilhas 2021 – Caminhos de Anita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s