Autenticidade & Confiança

O que a frase ‘Seja de verdade em tudo que você faz’ significa pra você?

Escolhi essa frase para introduzir o tema de hoje, primeiro porque adoro ela e segundo, porque acredito que podemos extrair uma baita aprendizagem. Logo me vem à mente ‘colocar autenticidade em cada intenção e ação, de maneira verdadeira e genuína nos contextos diversos, desde a relação consigo, entre amigos e também no ambiente de trabalho’.

Na relação com os outros:

Antes que você me pergunte, já vou logo perguntando e respondendo: Lu, você está querendo dizer que devo ser ‘super sincero’? Será que isso não pode me trazer problemas?

Sim e sim. Acredito que podemos ser super sinceros, mas também acredito que isso pode trazer problemas. Imprescindível falar o que pensamos e acreditamos sobre a vida e as coisas. O ponto chave está no modo de comunicar, em dosar. Prefiro a sutileza ao rompante e imagino que você também, não é?! Então, para não ter problemas e promover ambientes harmoniosos, vale exercitar a sutileza e o cuidado na nossa comunicação.

Na relação consigo mesmo:

Bem, para além de pensarmos sobre a autenticidade na relação com os outros, é preciso refletir sobre o quanto estamos sendo autênticos com nós mesmos, com nossos valores de vida. Importante que haja uma congruência entre estas variáveis. Puxando um pouco para o contexto de ‘carreira’, já que é a minha especialidade, é legal se perguntar: o quão de mim está presente no meu trabalho? Há algo que eu possa ajustar para ser mais congruente com o que eu acredito? Como posso trazer mais autenticidade para o que faço? A expressão de si nos contextos de vida pessoal e trabalho por meio do estilo de vida que levamos, colabora muito para a sensação de maior bem estar. Vale pensar com carinho sobre isso!

O que mais eu ganho com a autenticidade?

Um dos frutos da autenticidade é a confiança! E como é bom ter em quem confiar e também se sentir confiado por alguém, não é mesmo?!

A autenticidade promove uma ligação direta com a confiança, visto que é muito bom se aproximar de pessoas autênticas. A autenticidade promove maior interação e, por consequência, gera maior confiança (Sato, 2003). A relação de confiança costuma se estabelecer e florescer entre os que estão ligados um ao outro (O’Neill, 2003) e se dá com base na reciprocidade e boa vontade (Newell & Swan, 2000).

Bora expressar sua autenticidade para você e para o mundo?

Desafio: O que você (e eu) podemos fazer essa semana para sermos mais autênticos consigo e nos contextos onde estamos inseridos?

Ps: Quero agradecer a você por me acompanhar! É sempre bom saber que aí do outro lado minha mensagem chega até você e ajuda a refletir! Aqui você conhece um pouco de quem eu sou e do que eu acredito. E isso não quer dizer que você tenha que concordar com tudo, viu?!

Obrigada por permitir que a minha autenticidade chegue em você e obrigada pela confiança. É uma honra para mim!

Que eu e você possamos ser verdade em tudo o que a gente faz!

Vou adorar te ver lá no instagram e também no YouTube.

Paz e bem na sua vida, hoje e sempre! Forte abraço, Lu Linden.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s