Curta-metragem brasileiro selecionado para o 49º Festival de Gramado aborda polarização e individualismo

Produzido no formato de animação, o curta-metragem “Stone Heart”, dirigido por Humberto Rodrigues, apresneta um mundo destruído pelo individualismo, mal que se reflete na falta de empatia e de senso coletivo. O contexto é causa e consequência de uma polarização que custa caro à humanidade, com efeitos nocivos e muitas vezes irreversíveis.

O auge do egocentrismo se reflete no isolamento total dos corpos e dos sentidos, o que pode ser revertido por um simples gesto de altruísmo. Mas será possível mesmo praticar tal gesto, considerando os olhares agressivos e exacerbados, contaminados pelas redes sociais? “Essa é uma das reflexões que o filme traz e por isso estamos muito felizes com sua seleção no 49º Festival de Gramado: por podermos difundir a nossa arte em uma produção que conecta o Brasil de Norte a Sul, já que a Petit Fabrik, também produtora do projeto, está no Amazonas”, diz Luciana Druzina, produtora executiva do filme e CEO da gaúcha Druzina Content, uma das empresas produtoras do curta.

A parceria entre a Druzina e a Petit Fabrik vem de outras cenas, como a animação “Lupita”, contemplada como a melhor série brasileira no Gramado Film Market, na edição passada. Agora, a lista de créditos se estende também às produtoras gaúchas KF Studios e Bactéria Filmes, reunindo um renomado time de profissionais em torno desta criação que tanto orgulha seus realizadores.    

Em poucos minutos, “Stone Heart” dispensa legendas para sintetizar um mal do tempo atual em qualquer lugar do mundo, cumprindo uma conexão universal. O enredo se dá por meio de ações, sem que uma só palavra seja necessária à compreensão do filme.

“Stone Heart” será exibido no primeiro dia do Festival e ficará disponível durante o período do evento no streaming do Canal Brasil. Na TV, o mesmo Canal Brasil levará o curta ao ar no dia 15 de agosto. No dia seguinte, 16, o filme motivará um debate com o diretor, Humberto Rodrigues, no YouTube. A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos de audiovisual do país, acontece este ano entre 13 e 21 de agosto, de modo ainda remoto, em razão da pandemia da Covid-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s