Quem passou por São Francisco de Paula no último mês não conseguiu ficar alheio aos banners que divulgavam o inédito Roteiro do Pinhão. Com 13 restaurantes que apresentaram 13 pratos à base de pinhão, passando pela comida mais sofisticada, pela tradicional e inclusive pelos lanches, o evento reinventou a tradicional Festa do Pinhão, que não pode ser realizada por conta da pandemia. O evento segue até o próximo domingo, 11, e promete deixar um gostinho de quero mais.
A Secretaria de Turismo já planeja novos roteiros gastronômicos na cidade, como o do queijo e o do cogumelo, por exemplo. O Secretário de Turismo de São Francisco de Paula, Rafael Castello Costa, destaca o sucesso da edição do pinhão. “Estamos muito felizes e gratos com a recepção que o Roteiro do Pinhão recebeu na região. Somos a terra do pinhão e a cidade que popularizou pratos à base da semente. Por aqui é muito tradicional o churrasco de pinhão e a paçoca de pinhão, por exemplo. Queríamos levar essa experiência legítima para o turista e acredito que fomos muito assertivos na escolha”, afirma.

Até domingo é possível experimentar receitas que passam pelo tradicional churrasco de pinhão em duas versões, pela paçoca de pinhão, bolinho frito, pizza, xis, taco (comida tradicional mexicana) e bolo, além de outras receitas inusitadas. Os valores começam em 4 reais (bolinho frito de pinhão – Feira do Produtor) e chegam a 90 reais (escalope com molho de pinhão para duas pessoas – Castelli Restaurante).
Quem também participa do evento é o Parador Hampel, com o Restaurante Ana Terra, que sob o comando do badalado chef Marcos Livi traz o tradicional churrasco de pinhão em uma versão moderna. O chef é famoso por trabalhar com a cozinha dos Campos de Cima as Serra e usar, já no cardápio fixo do restaurante, ingredientes tipicamente serranos como o queijo serrano, o charque e o próprio pinhão.
*Foto de Capa: Bolo de pinhão / Foto: Josiele Silva