Conselho de Políticas Culturais de Taquara é reativado e elege Fabiane Luiz de Oliveira como presidente

Taquara dá um passo importante para a cena cultural local. Na segunda-feira, 28, aconteceu a reativação do Conselho de Políticas Culturais de Taquara com eleição de sua diretoria. O processo foi realizado após as definições dos fóruns setoriais que reuniram diferentes atores da sociedade civil organizada, como músicos, artistas, artesãos, entre outros. A gerente do Sesc Taquara, Fabiane Luiz de Oliveira, foi escolhida presidente na chapa única que tem como vice-presidente Luis Francisco de Souza (Kiko), representando a Casa do Rock.

O conselho havia sido desativado no segundo semestre de 2019, quando foi identificada uma inconsistência na lei original, precisando ser regularizada e alterada. “Sinto um orgulho imenso em participar deste momento, possibilitado graças ao empenho de várias pessoas desde o início da nossa gestão. Sem cultura um município não tem encanto, não tem alegria, não tem vida. Já estou ansiosa pelos frutos desta semente que plantamos”, comemorou a prefeita Sirlei que define o momento como um marco para Taquara. A primeira reunião de trabalho ocorrerá no dia 6 de julho, no auditório da Faccat.

Reorganizar o cenário cultural

Para a presidente Fabiane, retomar as atividades do conselho representará, entre outras coisas, reorganizar o cenário cultural de Taquara. “A classe artística foi uma das mais afetadas pela pandemia. O conselho nos permitirá atuar de forma mais ampla, no sentido de estarmos atuando enquanto economia criativa no município”, enfatizou.

Entre as primeiras metas também estão estabelecer o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, instrumentos destacados por ela como importantes para estabelecer políticas públicas. “Estamos fazendo o mapeamento cultural através do Instituto Pró-Cidadania, para identificarmos os agentes culturais, espaços culturais da nossa cidade. Com estas iniciativas, poderemos receber verbas de projetos”, reforçou.

Nova composição foi apresentada na segunda-feira no gabinete da prefeita Sirlei.
Fotos: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

“Cultura é uma necessidade básica”

Fabiane conta ter ficado feliz com a indicação para presidir o Conselho de Políticas Culturais de Taquara, pois entende a importância da organização do setor cultural de uma forma mais ampla, integrando a economia criativa. “A cultura é uma necessidade básica do ser humano, assim como a educação, pois nutre o espírito e forma cidadãos, trazendo luz e promovendo diálogos para diversas questões da sociedade”, pontuou. “E devido à minha atuação no Sesc, uma instituição que desenvolve um trabalho tão coerente com os assuntos culturais, acho que poderei contribuir de forma significativa nessa função”, finalizou.

A diretoria está composta por:

  • Presidente: Fabiane Luiz de Oliveira, representando o Sesc-Taquara
  • Vice-presidente: Luis Francisco de Souza (Kiko), representando a Casa do Rock
  • Primeiro secretário: José Luis Lopes da Silva, representando o Instituto Pró-Cidadania
  • Segunda secretária: Marianna de Almeida Cunha, representando a Diretoria de Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s