“Cultura Taliana” na Boa Esperança é retratada em livro destinado para crianças e adolescentes

Contar a história que tanto orgulha e perpetuá-la junto às crianças que a levarão ao futuro. É assim que chega o recém-lançado livro “Cultura Taliana de Boa Esperança”, lançado como uma das etapas dentro do projeto Boa Esperança: Colonização & Evolução. Com trabalho focado em três pilares (educação, cultura e turismo), a ideia do livro surgiu em 2018 com o objetivo de ter conteúdo de estudo para as crianças conhecerem a sua história. Foram feitas entrevistas com praticamente todas as cerca de 80 famílias que residem na comunidade e outras pessoas que tem suas raízes na localidade que fica no interior de Rolante. Neste período, foram realizados vários pequenos projetos que culminaram nas informações que estão retratadas neste livro que é o projeto maior. Agora, torna-se realidade a sua impressão por ter sido contemplado com recursos de Edital da Lei Aldir Blanc.

Desde o início do projeto, percebeu-se que pouco se tinha da história fotografada e quase nada documentado/impresso, com reportagens em jornais e registros de escrituras de terras bem antigas, mas que pouco foi preservado. “Não se tinha essa concepção da importância da questão histórico-cultural, então o pessoal foi se desfazendo, pois teoricamente isso não tinha serventia ou utilidade. Deparamos-nos com o grande desafio de registrar isso para o futuro. E uma das ideias é escrever o livro com a história da comunidade, que imaginamos que deve demorar ainda alguns anos. Para não deixar passar o que já temos em mãos e para passar às nossas crianças, pensamos em fazer esta obra agora”, conta Josiane Gabriela Sbardelotto, que é uma das organizadoras da obra ao lado de Lisiane Bonetto Prezzi.

O livro infanto juvenil destinado a crianças e adolescentes, traz trechos de partes fundamentais da colonização “taliana” da comunidade de Boa Esperança, além de atividades pedagógicas de fixação de conteúdo para ser trabalhado na escola local. Assim, muito além de  registrar a história do que já passou, é possível valorizá-la e torná-la conhecida às novas gerações para que as crianças se sintam pertencentes a ela. “Este livro tem uma importância gigantesca para o projeto, pois nele está registrado parte da história da colonização. É um material para ser trabalhado com as crianças da escola aqui da comunidade e de outras escolas. É um conteúdo de fácil compreensão e com atividades de fixação, um conteúdo didático e pedagógico”, explica Josiane.

A obra Cultura Taliana de Boa Esperança está sendo comercializada no valor de R$ 50,00 e interessados em adquirir podem fazer contato com as organizadoras do projeto pelo WhatsApp (Josi 51 99595-8880 ou Lisi 51  99758-9687) para garantir o seu exemplar. Um vídeo apresenta a obra de forma lúdica e já indica um pouco do que será encontrado nas páginas. Vale conferir.


Resultados já apresentados

O projeto Boa Esperança: Colonização & Evolução busca resgatar e vivenciar a cultura italiana, resgatando a história e as peculiaridades da comunidade do interior de Rolante. Desde o seu início realiza diversas atividades com esta finalidade e já conta com alguns lançamentos bem importantes que estão eternizando a história além de deixá-la mais próxima das atuais e futuras gerações. Entre eles estão:

  • Filme Cultura Atravessando Gerações: retrata o repasse cultural nas famílias que lá residem, com costumes, tradições, religiosidade e aspectos que são passados de geração em geração.
  • Filme Boa Esperança Retratos da Colonização: conta a história de colonização da comunidade, com mais de 100 atores e figurantes da comunidade e comunidades vizinhas. Cenários, figurinos e utensílios da própria comunidade.
  • Livro “Libro de rissete dela Colônia de Bona Speranza” que registra as receitas simples que remetem ao convívio familiar para que não se percam. São marcadas pela agilidade de preparo e sabor bem característico. Conta ainda com homenagem às mulheres que praticavam essas receitas em sua casa com a foto de quem é a “dona” da receita e uma breve biografia, sendo ela escrita em português e em talian (língua da comunidade).
  • Livro “Libro de Preghiere in talian” que reverencia a religiosidade do povo, que é devoto de Nossa Senhora de Caravaggio, contemplando outro pilar importante da comunidade. Valoriza a fé e a religiosidade, conta a história da construção da igreja, escolha da padroeira e inauguração da estátua de Caravaggio em 2019, entre outras, além de orações.

*Foto de Capa: As organizadoras da obra Lisiane Bonetto Prezzi e Josiane Gabriela Sbardelotto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s