Professor Airton Schirmer, da ONG Vida Breve, lança seu primeiro livro no próximo sábado

Os escritos ao longo de uma vida contam muito sobre uma pessoa e suas vivências. Os do Professor Airton Schirmer agora dão vida ao seu primeiro livro, intitulado “Passagens”. A coletânea reúne crônicas, fábulas e poemas, com uma diversidade que é resultado de décadas da sua experiência de trabalho em escolas, chão de fábrica, zonas periféricas, casas de acolhimento, albergues, pesquisas, recomeços, ONGs e presídios. Idealizador e presidente da ONG Vida Breve, em Taquara, ele vê no livro uma oportunidade de compartilhar sua experiência e propor reflexões aos leitores.

Conforme o escritor, o objetivo do livro é dispor dizeres tanto alegres quanto tristes, em um material que é para uso profissional e amador, indicado especialmente para quem gosta de mudanças. “A coletânea é direcionadas para o dia a dia, salas de aula, cursos e capacitações, ou simplesmente para refletir e se inspirar, visando o fortalecimento da autoestima, dentre outras coisas”, registra.

A leitura é parte do cotidiano do “Sor Airton” (como é carinhosamente conhecido) há décadas. “É fundamental para minhas pesquisas e aprendizagens no trabalho que minha família desenvolve nas periferias da região. E foi e é pré-requisito para a escrita deste e outros futuros livros”, declara enquanto adianta que um segundo lançamento já está em produção. Nas horas vagas, o Sor Airton gota de ouvir boas músicas, assistir bons filmes e escrever. “Meu pessoal, profissional e lazer se resumem a causa Vida Breve, pois para mim é um prazer e uma enorme satisfação lidar com crianças e adolescentes em prol de uma melhor sociedade”, destaca.

Conforme o escritor, a ideia do lançamento do livro veio de um grupo de Psicologia da Faccat, como forma de promover a ONG Vida Breve paralela à obra, ou vice versa. Da mesma forma, todo valor arrecadado com a venda dos exemplares (R$ 40,00 cada) será revertido para  o melhor atendimento ao público da ONG Vida Breve. O lançamento e sessão de autógrafos de Passagens (Editora Cidadela), acontece no próximo sábado, 05 de junho, das 14h às 17h, na Sede da ONG Vida Breve (Rua Cincinato Cardoso, 2900, bairro Santa Maria, em Taquara). Já é possível adquirir a obra na sede da entidade pelo site vidabreve.org ou diretamente pelo WhatsApp (51) 99264-0200. Após a impressão do segundo lote, o mesmo também estará disponível no Ponto do Livro Faccat e demais lojas do segmento na região.

Sobre o Sor Airton

Muito além do trabalho com a ONG Vida Breve, o Sor Airton tem uma trajetória pessoal e profissional repleta de superação e reconhecimentos. O menino que aos 12 anos deixou a escola para ajudar no sustento da família, exercendo a função de catador de bolas de boliche no Salão do 05 de Maio, em Taquara, mais tarde se formaria em Matemática e se tornaria professor. Cursos, treinamentos e formações não faltam no currículo, sempre buscando aperfeiçoar-se como pessoa e profissional, levando esses conhecimentos por onde passa. Desde os 17 anos é envolvido com causas sociais.

Como professor, nos 10 anos em que lecionou, desenvolveu projetos que buscavam estimular os jovens além dos conteúdos programáticos obrigatórios. Na EMEF Rosa Elsa Mertins criou um projeto transdisciplinar intitulado “Em Busca de Nossos Valores” e recebeu o Título de Quarto Melhor Projeto Educacional do País no ano de 2003, pelo Instituto Ayrton Senna.

Em 2007 perdeu sua filha, Jenifer, em uma fatalidade enquanto ela voltava para casa da escola, na época formanda do Ensino Médio e pré-vestibulanda da Faccat. Foi através de um texto de título VIDA BREVE, lido por ela em sua última aula, que nasceu uma ONG que até hoje segue alterando trajetórias e melhorando a sociedade através de seus projetos. Coordenou e/ou integrou diversos programas sociais e conquistou importantes reconhecimentos junto a outras instituições como Rotary, Lions e, em 2015, com a ONG Vida Breve, participou em rede nacional do quadro “Um por Todos, Todos por Um” do Caldeirão do Huck. Atualmente o local realiza cerca de 400 atendimentos semanais para crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade social de alta complexidade, sendo extensivo às famílias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s