Cicloturismo: Roteiro Cascatas e Montanhas faz 7 anos e lança dois novos microrroteiros em Rolante

O município de Rolante, rico em belezas naturais, é pioneiro, junto com São Francisco de Paula e Riozinho, na criação do primeiro roteiro de cicloturismo do Estado, o Cascatas e Montanhas. Neste ano, o circuito comemora 7 anos de atividades, oferecendo aos amantes do turismo de aventura da região e das mais variadas partes do Brasil, e até de outros países, 123 quilômetros de encantamento, esporte e lazer.

Criado pela Associação Amigos do Circuito Cascatas e Montanhas (AMICAM) em 2014, com apoio das prefeituras de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, o roteiro passa pela área central dos três municípios e já recebeu cicloturistas do Chile, Argentina, Uruguai e até mesmo da Alemanha. Nos finais de semana é muito comum ver grupos de cicloturistas pedalando pelo circuito.

Para comemorar esta data marcante e ampliar ainda mais o fluxo dos cicloturistas no município, Rolante está desenvolvendo dois microrroteiros, cujo trajeto inclui regiões do interior do município que não estão contempladas no circuito atual e são de uma beleza natural exuberante. Eles incluem localidades como Morro Grande, Linha Feliz, Areia, Glória e Canto dos Mergener. Os dois roteiros têm saída da Rua Coberta. O primeiro microrroteiro possui 40 quilômetros e o segundo, 26.

Além das belezas, o desenvolvimento

A Amicam, com apoio do Departamento de Turismo de Rolante, está firmando parcerias com as secretarias de Turismo de Riozinho e São Francisco de Paula para criar microrroteiros nestas cidades, incentivando os turistas que visitam o Cascatas e Montanhas a ficarem pelo menos um dia a mais em cada cidade. A Associação também discute temas como mobilidade urbana, inclusão social, trabalhos voluntários de educação no trânsito, entre outros assuntos.

No que diz respeito ao desenvolvimento turístico na região, o circuito já criou diversas pontes para os novos investidores na área, fomentando novas pousadas, restaurantes, agências de turismo e vários empreendedores na área das agroindústrias.

O trabalho de criação, manutenção e evolução de um circuito necessita de uma ação conjunta entre o Poder Público e a iniciativa privada. Desde 2014, sendo um projeto piloto para o Estado, Rolante busca a consolidação cada vez maior do circuito e a homologação do mesmo junto à Secretaria de Turismo do Estado, a fim de promover ainda mais o cicloturismo no RS, em outros estados e até mesmo outros países.

O presidente da Amicam, Alcione Gossler, mostra toda a satisfação e orgulho pelo projeto servir como fonte de inspiração a outras regiões do Estado. “Somos o primeiro circuito de cicloturismo do Estado, formalmente constituído. Nos orgulhamos de inspirar e ajudar a expandir esta atividade com responsabilidade. Hoje, contamos com mais de 45 associados e outros tantos voluntários, atuando principalmente na manutenção do circuito, na revisão e instalação de placas de sinalização, no aumento da segurança ao ciclista e no acolhimento e orientação aos visitantes”, conclui.

Mapa do Circuito Cascatas e Montanhas

Encantamento de quem já passou por lá

O encantamento dos ciclistas locais que já se organizaram em vários grupos e dos visitantes de muitos lugares diferentes é registrado em fotos e vídeos postados nas redes sociais, enviados para os amigos e, até mesmo, deixando depoimentos no site do circuito. “Um circuito intenso, desafiador, lindo e objetivo! Com paisagens de tirar o fôlego e lindas cachoeiras. Vale a pena cada quilômetro”, Vinicius Tuy e Tácia Alves – Conceição de Coité – BA – Grupo Trilheiros da Caatinga.

Para saber mais sobre o circuito é só acessar o site do Cascatas e Montanhas.

*Fotos: Tácia Alves (cicloturista da Bahia) e Dinilson Lima (Grupo Roda Presa – Rolante)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s