Práticas de autocuidado

É da natureza humana ofertar cuidado ao outro, ser empático e solidário, em maior ou menor grau. Somos voltados à convivência em sociedade, criando vínculos e estabelecendo relacionamentos sociais, profissionais, de amizade e matrimônio. Esse senso colaborativo e de comunidade é muito importante. Apenas temos que tomar um cuidado: de nos voltarmos exclusivamente ao contexto externo (aos outros), nos deixando em segundo plano.

Quando esquecemos de nós em detrimento dos outros, corremos um grande risco de adoecimento. É preciso um equilíbrio entre o contexto externo e o contexto interno. Olhar para si não é egoísmo, é absolutamente necessário para a sobrevivência. Se você está bem, terá mais força e potencial para colaborar com os que estão a sua volta.

Você já ouviu dizer que precisa colocar a máscara de oxigênio antes de alcançar a quem está do seu lado? Ouviu dizer que precisa estar com o equipamento adequado antes de salvar alguém em um incêndio ou em situação de afogamento? Se você estiver sem o equipamento de proteção, poderá oferecer risco a si e ao outro.

Trago hoje esta reflexão para que possamos nos convencer da relevância do autocuidado. Práticas de autocuidado tem uma relação direta com a sensação de bem estar. Sendo assim, te faço um convite: vamos ampliar seu nível de bem estar, através de algumas práticas de autocuidado?

Práticas que atendam os cinco sentidos:

VISÃO

  • Você pode visitar lugares fisicamente ou na sua imaginação, com cenários que lhe proporcionem bons sentimentos. Uma dica: lugares em meio à natureza costumam ser agradáveis para a maior parte das pessoas.
  • Cuidar da sua aparência visual através de uma roupa bonita, de uma maquiagem,  pode ajudar com a autoestima.
  • Ler um livro do seu interesse também pode levar a sua imaginação para outros lugares, além de colaborar para o seu desenvolvimento intelectual.
  • Organizar a sua casa/seu escritório também lhe proporciona uma visão mais agradável.

AUDIÇÃO

  • Ouvir músicas e podcasts que você gosta.
  • Ouvir o som dos pássaros ou outros ruídos que são agradáveis aos seus ouvidos e ao seu coração.
  • Conversar com amigos presencialmente, por telefone/áudio.

TATO

  • Tomar um banho quente e relaxante, utilizar cremes.
  • Descansar num ambiente aconchegante.

PALADAR

  • Preparar alguma refeição, degustar alimentos e bebidas que resgatam memórias afetivas e causam uma sensação de prazer.

OLFATO

  • Utilizar algum perfume, aromatizante ou insenso da sua preferência.

Outras sugestões são: a prática de atividades físicas, meditação, conversar com pessoas queridas, autoaceitação e autocompaixão.

Procure trazer para o seu dia alguns pontos trazidos acima. Tenho certeza que seus dias serão mais leves. Lembre-se que, se não temos o controle do contexto externo e das adversidades, o caminho para buscar equilíbrio é nos concentrarmos em nós mesmos. Ao cuidar de si é possível proporcionar maior nível de bem estar a si mesmo e aos outros.

Desafio da semana: Escolha uma ou mais de uma das sugestões acima e implemente na sua próxima semana. Depois me conta como foi! Fique à vontade também para dividir com a gente algumas práticas que você já faz e trazem um efeito positivo para a sua vida.

Confira também alguns textos anteriores relacionados:

Um tempo para conexão comigo

Mindfulness: conheça os benefícios dessa prática para carreira e vida

Me acompanhe também em @carreiraskarnalelinden e @lulindencarreira.

Paz e bem! Abraços, Lu Linden.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s