O luto precisa ser vivido

Primeiro quero confessar que tive dificuldades em escolher qual seria o tema que eu iria abordar essa semana. É difícil escolher uma coisa só quando estamos vivendo um momento único, momento esse que destaca e amplia problemas já vividos por nós como seres humanos, como civilização, de forma particular.

Eu queria falar sobre a “negação” e todo seu aspecto de evitar a verdade para não precisar lidar com a dor. Poderia falar sobre nossa angústia e, porque como ser humano, é tão difícil encontrar um estado de felicidade genuína constante. Até pensei em falar sobre a ansiedade e como essa situação atual faz com que a gente viva em constante estado de preparação para o perigo, como se a morte, aquela que é inevitável para todos, se tornasse agora algo mais próximo, algo mais difícil de ignorar.

Por fim, eu acredito sempre que devo escrever o que eu sinto e hoje eu senti que deveria trazer aqui algumas palavras sobre perder alguém muito querido.

É por isso que eu vou deixar aqui abaixo um texto que compartilhei na semana passada no meu instagram falando sobre o tema:

“O luto é algo que precisa ser vivido. Existem formas diferentes em cada cultura ou mesmo famílias, de lidar com ele.

Mesmo que existam diferenças para cada cultura, o funeral é um ritual que ajuda a lidar com o processo de assimilação da perda de uma pessoa querida.

Luto é lidar com uma perda e precisar se reconstruir a partir disso e a despedida é parte importante nesse processo, pois marca a finalização de um ciclo.

Estamos vivendo um momento histórico onde esse tipo de despedida foi, de uma forma involuntária, arrancado das pessoas. A impossibilidade de um funeral em meio ao risco de contaminação, tem feito com que muitos pulem a etapa da despedida.

Aliás, a maioria das pessoas que perdeu alguém para o Covid relata que a dor é ainda maior porque não permitiu uma despedida legítima.

Nesse momento se torna ainda mais importante um acompanhamento terapêutico.

Existem vários recursos que auxiliam a passar de uma fase para outra.

Hipnoterapia é um deles, pois permite através de um processo metafórico que a pessoa se despeça de quem se foi!

Um trabalho emocionalmente forte que deve ser feito com responsabilidade por um profissional capacitado.”

Além disso, talvez você esteja passando por um momento de incerteza. A ansiedade pode se apresentar a qualquer instante, então quero compartilhar uma maneira gratuita de poder controlar quando ela surgir.

É o aplicativo Hypn, um aplicativo para Android com vários exercícios de auto-hipnose que vão te ajudar a controlar a ansiedade, dormir melhor e lidar com algumas dores. Vou deixar aqui embaixo o link que dá direto para o download do App caso você queira baixar:

E se tiver dúvidas ou precisar conversar, pode me chamar no Instagram.

Se cuide! Se puder fique em casa, uma hora isso tudo vai passar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s