PÁSCOA – um tempo de mudança

A Páscoa, independente da crença que temos, é tempo de renovação, de recomeço e de esperança. E nesse clima de Páscoa venho te apresentar um conceito que dialoga muito com esse momento: a ‘ABERTURA À EXPERIÊNCIA’ – abrir-se para o novo, permitir-se mudar, aprender, desenvolver-se, renovar e recomeçar se preciso for…

Esse termo integra a teoria Big five, dos cinco grandes fatores de personalidade e, todos temos em alguma medida. Teoria muito consolidada e utilizada como base para a construção de instrumentos de autodesenvolvimento e processos de seleção.

Abrir-se a ‘EXPERIÊNCIAS’ significa flexibilizar, experimentar, abrir a cabeça, lançar-se em um mundo desconhecido… e ver qual é?!

Você se considera uma pessoa com bom nível de abertura para experiências?

Algumas pessoas tem maior propensão, outras menos, porém a maior ARMADILHA para não abrir-se ao novo é a zona de conforto. Algumas razões nos prendem à zona de conforto, especialmente a estabilidade, ambiente conhecido e falsa sensação de controle. Estar na zona de conforto geralmente traz consequências negativas, seja para o trabalho ou vida pessoal.

Assim, se você percebeu que tem alguém à sua volta (incluindo você) com resistência à mudança, tente mostrar a ela que, se o caminho pelo qual ela segue não apresenta sinais de melhora, é chegada a hora de mudar de rota. Pelo menos testar coisas diferentes e ver como será. Mas um detalhe: você é responsável por você e não pelas escolhas dos outros. Incentivar é o adequado, mas não dá para fazer pelo outro. Cada um tem a sua parte no processo!

Se com a pandemia a gente não sair da zona de conforto, o que mais ainda precisa acontecer?

Já se percebeu em uma situação ‘tá ruim, mas tá bom’? Em contrapartida, já teve vontade de ‘chutar o balde’? Esse é um grande dilema e, tudo o que é extremo, pode ser radical. Assim, talvez possamos buscar um caminho intermediário (o caminho do meio): fazer mudanças gradativas! Mas sair do lugar!

Permita-se experimentar, tentar algo novo! No trabalho e na vida como um todo!

Um bom renascimento para você! Uma feliz e abençoada Páscoa! Paz e bem!

Abraços, Lu Linden!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s