Professora da Faccat é a primeira mulher a lançar livro sobre a relação entre Alemanha e Brasil no período de 1937-1942

Após quatro anos de muita pesquisa, de muitas análises e de viagens de estudo à Alemanha, a professora e coordenadora do curso de História da Faccat, Andrea Helena Petry Rahmeier, lança no dia 29 de março, o livro “Diplomacia, jogos políticos, intrigas e guerra: A relação entre Alemanha e Brasil (1937-1942)”. Com 272 páginas, a obra, dividida em seis capítulos, é fruto de sua tese de doutorado, concluída na PUC/RS, e faz da autora a primeira mulher a escrever sobre a relação entre Alemanha e Brasil dentro deste período.

Depois de garimpar em diversos arquivos alemães, anotar e analisar mais de 6 mil documentos, a autora produziu um trabalho inovador. “Pesquisei por quatro anos. Um ano de preparação, três meses coletando documentos na Alemanha e mais três meses analisando mais de 6 mil documentos. Não há mulheres que escreveram e estudam sobre este assunto, sou a primeira, mas a parceria de mulheres que me deram coragem para finalizar o livro foram muitas e só tenho que agradecer”, ressalta Andrea.

O livro aborda um tema crucial para o conhecimento da política externa e militar entre Alemanha e Brasil, no período de 1937 a 1942. Em particular, ocupa-se da maneira como Hitler tratou essa relação até o momento em que o Brasil declarou guerra, em agosto daquele ano, contra a principal potência do Eixo. De acordo com Andrea, a pesquisa envereda pela interseção entre os campos da história militar, história diplomática e cultura política, com destaque a diferentes dimensões das relações bilaterais.

O lançamento do livro “Diplomacia, jogos políticos, intrigas e guerra: A relação entre Alemanha e Brasil (1937-1942)” será realizado de forma virtual, pelo canal de YouTube do GT de História Militar da Associação Nacional de História do Rio Grande do Sul (ANPUH/RS). Durante o lançamento, a autora comandará um bate-papo com os pesquisadores Dennison de Oliveira, Fernando Rodrigues, Francisco Ferraz e René Gertz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s