Artigo: Como montar o currículo para terminar o ano empregado?

* Kleber Cortez Pereira

O mais interessante deste desafio, além de ser o primeiro passo, é sabermos quem nós somos e onde queremos chegar. Com isto, as coisas ficam mais claras e conseguimos identificar melhor os outros passos. A comparação pode ser estranha, mas pense em uma paquera ou em um relacionamento importante que deseja ter… Lembre-se que ambos os lados não querem se decepcionar e, para isto, devemos prestar atenção, estudar e entender o que o outro deseja, identificando quais são suas necessidades e como auxiliar na conquista de metas, com a experiência adequada e atitude de confiança.

Brincadeiras à parte, as empresas são formadas de pessoas e devemos entender que os proprietários e quem estiver recrutando e selecionando profissionais buscam alguém para atender suas necessidades nas vendas, atendimento aos clientes, administração de documentos e logística de produtos, desenvolvimento de projetos e demais atividades na empresa.

Esta paquera busca um namoro sério e com objetivos comuns, na qual devemos olhar para nossa experiência, roupas e demais características. Devemos estar com o currículo alinhado, com uma apresentação organizada e com as informações que realmente nos representam e sejam interessantes para a empresa que desejamos conquistar, incluindo bom português e outros idiomas que serão pré-requisitos para uma boa comunicação.

Mude a fonte do seu currículo para “Helvética” ou “Arial” e certifique-se de que a fonte não seja difícil de ler. Não anexe cartas de referência, mas faça isso apenas se for solicitado pela empresa, verificando a ortografia sempre para evitar erros eventuais. Salve sua apresentação profissional em PDF com “[NOME] [SOBRENOME] Currículo”, facilitando a identificação. Inclua também o seu perfil profissional do “LinkedIn” e outras informações on-line que tiver, pois orienta a pesquisa para descobrirem as suas melhores referências.

Sua marca pessoal tem que estar em evidência, com um objetivo profissional claro e alinhado com os setores das empresas onde quer trabalhar, identificando onde reside e sua disponibilidade para viagens e deslocamentos necessários, incluindo CNH (se tiver), ficando disponível para trabalhar em outras regiões.

Lembre-se de colocar tudo isto de maneira organizada, com tamanho e fonte adequada, destacando informações que são importantes para a vaga que está buscando e para facilitar a leitura, aumente o espaço entre as linhas (no Word, vá a Layout da Página – Parágrafo – Espaçamento).

Se você já se formou há mais de três anos, faça e inclua cursos que demonstram sua atualização e interesse pela área, como cursos técnicos e especializações, disponíveis nas melhores escolas, aproveitando ótimos conteúdos EAD que temos hoje em dia. Manter os estudos é fundamental para demonstrar o seu nível profissional, além de citar projetos importantes que participou ou participa para demonstrar as suas atitudes e competências.

Pesquise na internet como as empresas estão avaliando atualmente os candidatos nos processos seletivos, pois existem informações interessantes que irão ajudar no seu posicionamento e preparação. A busca por instituições de ensino sérias agregará importante valor, conhecimento e marca ao perfil profissional que deseja desenvolver e apresentar. Então, leve a sério este namoro e tenham um currículo de sucesso!


Artigo assinado por Kleber Cortez Pereira Especialista em Desenvolvimento Organizacional e Tecnológico e Coordenador dos cursos EAD do Senac Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s