A autora e contadora de histórias Léia Cassol faz parte da relação de personalidades que se uniram à causa da Associação Viva e Deixe Viver (vivaedeixeviver.org.br), entidade que conta com 1,3 mil contadores de histórias voluntários. Ela é a atração inédita desta semana do projeto Viva Personas, criado para levar por meio do ambiente virtual a magia da literatura para crianças e jovens hospitalizados, além daqueles que estão em casa neste de isolamento.
“A menina do cabelo roxo em: O chá das maravilhas”, de sua autoria, foi a história escolhida pela escritora. A gravação está disponível no portal BisbilhotecaViva. O livro ressalta temas como amizade, valores, sentimento e acolhimento.
A autora entrou no universo da literatura pelas histórias que o pai lhe contava, quando era bem pequena. Depois, quando foi para a escola, encontrou uma professora que a encantou com as histórias que estavam nos livros. Aos 16 anos começou a trabalhar em editoras. Lia muito, fazia feira de livros em escolas e contava as histórias que lia. Com o tempo e o estudo, foi além, e passou a escrever. Hoje atua como contadora de histórias e escritora de literatura infantojuvenil.
Em dezembro de 2019, Léia participou das programações do Projeto Ler, nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), encantando a garotada com suas canções e intervenções culturais (Relembre como foi).

As histórias não podem parar
A idealização do Viva Personas começou quando o grupo de 1,3 mil voluntários da entidade se viu impedido de entrar em 86 hospitais espalhados pelo país para contar histórias às crianças e jovens internados. Essa atividade, que em agosto completa 23 anos, foi interrompida pela pandemia e as crianças, agora também isoladas em casa, ficaram ainda mais sozinhas. Para multiplicar o alcance da ação e transmitir carinho, afeto e esperança a todas as crianças e famílias brasileiras, os vídeos ficarão disponíveis por tempo indeterminado no portal Bisbilhoteca Viva.
Além da participação de Léia, é possível assistir cerca de 50 histórias gravadas por personalidades como Emicida, Zeca Baleiro, Giovanna Antonelli, Antonio Fagundes, Cláudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Sophia Abrahão, entre muitos outros.