Hoje eu decidi escrever algo mais pessoal. Vocês devem perceber que geralmente falo de coisas ligadas ao mundo da moda, mas a data de hoje me faz lembrar um dia muito especial e eu decidi falar de mim. Se a editora desse site permite ou não, eu não sei… (hehe) mas me deu vontade de dividir isso com vocês… caso vocês estejam lendo, é porque ela aprovou 🙂
Hoje, 8 de dezembro de 2020, faz 4 anos do meu desfile de Conclusão do Curso de Moda na Feevale. É um dos dias mais felizes da minha vida e, com certeza, o dia mais feliz da minha trajetória acadêmica!
Muitas pessoas tem curiosidade em saber como é um curso de Moda, o que a gente aprende ou não lá. Então antes de contar dessa minha experiência, trouxe algumas curiosidades gerais sobre o curso na minha percepção para vocês:
- Todo mundo é estiloso e aprende a se vestir bem? A verdade é que ninguém está nem aí para o que veste ou deixa de vestir na faculdade, principalmente se for a noite, onde quem está estudando é porque já trabalhou o dia inteiro. Mas também tem os estereótipos do curso, como em todos. Mas não, você não sairá da faculdade dizendo o que as pessoas podem ou não vestir. Se pensa em estudar Moda pra isso, esquece!
- Precisa saber desenhar? Não! Tem diversas disciplinas para aprender a desenhar, onde se aprende muitas técnicas para desenvolver melhor o desenho, tanto a mão quanto em softwares.
- Precisa saber costurar? Não. Do mesmo jeito que o desenho, tem cadeiras que ensinam modelagem e costura, que é parte do processo de criação.

- É um curso fácil? Não, é um curso trabalhoso onde se desenvolve projetos ao longo do semestre. São trabalhos que te tomam muito tempo além da sala de aula. Ou seja, esteja preparado para muitas madrugadas estudando e executando trabalhos.
- Tem estágio? Sim, assim como a grande maioria dos cursos. Mas é muito fácil de conseguir, pois tem muitas áreas.
- Moda é só glamour? O que menos tem na moda é glamour. É muito trabalho duro e dedicação.
- Faculdade de Moda forma só estilistas? Não, a maioria das pessoas que se formam em moda vão para outras áreas: personal stylist, modelista, produtor de moda, visual merchandising, pesquisador e muitas outras profissões.
Essas são algumas das curiosidades que já me perguntaram e que já vi por aí… Mas hoje queria falar ainda do dia 8 de dezembro de 2016, o dia do meu desfile…
Bom, assim como todos os cursos de graduação, na Moda também temos o tão temido TCC, que no caso eram 2!!! Porque um só não bastava hahaha
No ano de 2016 comecei a fazer minha pesquisa. Eu lembro que queria “fugir” do assunto oktober e trajes. Mas quem disse que eu consegui?? Esse era e é o meu mundo, então nada mais justo que eu falar sobre, não acham? Foi um semestre de pesquisa científica, de ir em busca de livros e mais livros, fontes, de até tentar aprender alemão pra traduzir alguns livros… – uma dor de cabeça sem fim – e um semestre de parte prática para o desenvolvimento de coleção. É quando tudo que estava no papel se transformaria em uma coleção de Moda… e gente, modéstia a parte: Que coleção!!!

Foram desenvolvidos 10 looks e desses foram confeccionados 4 para o desfile no Teatro. Me orgulho em dizer que fiz tudo do começo ao fim. Cada detalhe que estivesse bom ou ruim, toda a parte teórica, bem como toda a prática foi feita por mim. Até hoje me emociono em ver o vídeo, o teatro lotado, mais de 1800 pessoas batendo palmas ao som da bandinha e sendo contagiadas por toda a magia da minha então Coleção de Moda. Compartilho ele contigo agora:
Hoje o texto foi mais emotivo e me perdoem caso não quisessem saber, mas eu queria compartilhar com vocês um pouco dessa emoção e da alegria que tive ao fazer um curso que tanto sonhava.
É com a Moda que tu sonha? Vai atrás! O que quis passar hoje é que Moda vai muito além de roupa bonita ou de estar/ser elegante. É um universo muito grande e amplo, cheio de oportunidades e mercado de trabalho diferentes e que, principalmente, não tem nada de fútil como muitas pessoas acham.
Moda vai além de marcas. Moda é comunicação e está presente desde sempre em nossas vidas, afinal de contas, o que é feito quando nascemos: nos colocam uma roupa. Roupa essa que foi pensada e feita por alguém e assim seguimos a nossa vida toda com roupas, calçados e acessórios que comunicam quem nós somos, quem nós queremos ser!
Espero que tenham curtido minha reflexão de hoje. Me acompanhem no Instagram @brunadeleao que sempre compartilho das minhas vivências e do meu olhar sobre a moda por lá. Uma ótima semana a todos.