Ao mesmo tempo em que surgem novidades eletrônicas, por conta do avanço da tecnologia, o lixo desse tipo de material vem aumentando e causando diversos problemas, principalmente para o meio ambiente. Pensando em amenizar tais situações, há 10 anos, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), por meio do curso de Ciências Contábeis, realiza a campanha Coleta do Lixo Eletrônico. Durante todo este período, já foram para o descarte correto mais de 14 mil equipamentos. Este ano, a campanha segue até o dia 11 de dezembro.
De acordo com o Vice-Diretor Adm. Financeiro e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Sérgio Nikolay, a campanha iniciou com o intuito de conscientizar a comunidade acadêmica e geral a participar da atividade de movimento pró meio ambiente. “A ação despertou interesse de todos e acabou se concretizando numa campanha institucional da Faccat. Ela tem como pilares a conscientização, participação ativa, contribuição ao meio ambiente, destino correto do lixo eletrônico e a sustentabilidade”, explica.

Gesto que ajuda do meio ambiente às pessoas
Interessados podem descartar aparelhos de som, câmeras, TVs, computadores, telefonia, impressoras, entre outros materiais. “É importante salientar que qualquer pessoa física ou jurídica pode participar desses descartes, pois além de estar exercendo o papel de cidadão em prol do bem, também estarão contribuindo com a sustentabilidade de mais de 30 famílias, vinculadas a Cooperativa Coopel, em Taquara, que dependem da reciclagem desses lixos eletrônicos”, finaliza Nikolay.
O ponto de coleta é no campus da Faccat, no térreo dos blocos B e C, até 11 de dezembro.