Rolante ganha prêmio internacional e é um dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo

Cada vez mais Rolante vem se consolidando como um importante destino turístico para quem gosta de natureza e aventura. Agora o reconhecimento vem com a escolha da cidade como um dos 100 melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo, pelo prêmio Top 100 Destinations. O anúncio foi realizado na manhã de terça-feira, 06, na cerimônia de premiação da Conferência Internacional Global Green Destinations Days (GGDD 2020), que aconteceu de forma on-line, direto de Berlim, na Alemanha.

A turismóloga Diuly Mähler conta que a participação foi incentivada pelo programa Rede DEL Turismo, o qual Rolante participa desde o ano passado. Foram selecionados os dois projetos enviados: o Ambientalistas Mirins, que é coordenado pela Secretaria de Educação e Departamento Meio Ambiente, e o de Cicloturismo, desenvolvido pela Câmara Técnica de Turismo, Cultura e Lazer e Conselho de Turismo. “Passamos por uma avaliação onde precisávamos cumprir 15 critérios, que são relacionados a segurança, saúde, cultura, gestão do turismo, entre outros, além da sustentabilidade em si, junto também dos relatos de boas práticas, que são os dois projetos enviados”, explica. Para o Secretário Municipal de Gestão Administrativa e Financeira, Evandro Lembi, o momento coroa o trabalho conjunto que vem sendo realizado. “Só por participar do concurso dos TOP 100 do Green Destinations, junto com os melhores destinos do mundo, já é uma grande honra e muito aprendizado! Ser reconhecido como um dos 100 melhores demonstra o resultado de um trabalho coletivo que vem sendo feito e dá uma visibilidade internacional que cria mais oportunidades para o município”, comemora.

Equipe de desenvolvimento econômico e turismo do município acompanharam a solenidade de premiação

O processo de incentivo ao cicloturismo partiu dos próprios atletas, com a criação do roteiro do Circuito Cascatas e Montanhas, em 2014, valorizando a natureza exuberante, com as cascatas e os animais silvestres. No ano seguinte, o município contratou o programa DEL para desenvolver os setores econômicos. “A partir de entrevistas com quase 100 lideranças do município, as quais sinalizaram que um possível setor seria o turismo, através do cicloturismo e, do Caminho das Pipas, com o enoturismo. A partir disso, foram criados vários projetos nesse sentido, como o incentivo a usar a bike no dia a dia, eventos de mountain bike, categoria de ciclofotografia no concurso fotográfico da cidade e o projeto bici nos jardins”, conta Diuly.

Na sexta-feira, o município ainda apresentará o seu case ao vivo, durante a conferência internacional. “Rolante é o único município do sul do Brasil presente no encontro. Participaram nove municípios, sendo quatro selecionados, e por isso foi criada uma aba em português no site para que sejam apresentados os destinos”, conta a turismóloga. Os demais destinos brasileiros selecionados para a edição online foram Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim, todos do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s