Cicloturismo e Ambientistas Mirins colocam Rolante em Concurso Internacional de destinos sustentáveis pelo mundo

O município de Rolante, através do Departamento de Turismo, está participando do concurso Sustainable TOP 100 Destinations que, como o nome já diz, selecionará os 100 melhores destinos sustentáveis do mundo.

A participação no concurso foi incentivada pelo programa Rede DEL Turismo, como forma de elucidar os municípios sobre as dimensões da sustentabilidade e incentivar a adoção de práticas sustentáveis tanto pelo destino, quanto pelos turistas. O processo de inscrição foi elaborado pela coordenadora de Turismo, Diuly Mähler, e pelo Secretário Municipal de Gestão Administrativa e Financeira, Evandro Lembi, integrantes da equipe do DEL Rolante.

Para participar, municípios estreantes como Rolante, tiveram que preencher 15 critérios e elaborar um relato de boas práticas” sobre ações sustentáveis empreendidas no município. Rolante se cadastrou com dois projetos: o do Cicloturismo e Ambientistas MirinsO concurso iniciou em 2015 e, até o ano passado, somente duas cidades brasileiras participaram. Uma delas, Fernando de Noronha. Este ano, por conta do DEL Turismo, 10 municípios brasileiros concorrem entre si, entre eles, Rolante”, explica Diuly.

Para o Secretário, a oportunidade de participar já é uma vitória. É importante para o município estar concorrendo com grandes destinos do mundo, claro, e vamos torcer para ficar entre os 100 destinos. Mas vale muito também pelo aprendizado, para ver os pontos em que já estamos no caminho certo e avaliar os que precisamos melhorar”, considerou.

Além do privilégio da participação – que neste ano, em função da pandemia teve inscrição gratuita – a turismóloga destaca os aprendizados adquiridos na troca de informações e na elaboração dos relatos de boas práticas. “Com os dados que inserimos na plataforma, temos hoje um relatório da sustentabilidade, que serviu pra gente entender melhor o que podemos fazer e melhorar em termos de sustentabilidade no município. Além da grande visibilidade, sendo um concurso internacional. Foi bacana também o trabalho em equipe durante a elaboração e troca de informações com integrantes do DEL de outras cidades e Estados, um ajudou o outro, teve muita parceria, troca de ideias e o principal objetivo é fazer com que todos os municípios cresçam”, contou Diuly.

O resultado da premiação será divulgado no mês de outubro.

*Foto de Capa: Cesar Delong

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s