Microsoft e LinkedIn firmam parceria e disponibilizam 96 cursos de capacitação gratuitos

Com a atual crise no mercado de trabalho provocada pela pandemia da COVID-19, a Microsoft e o LinkedIn acabam de anunciar uma parceria na qual 96 cursos de capacitação em português serão disponibilizados gratuitamente. A iniciativa faz parte de uma ação global das empresas, anunciado em junho deste ano, que busca levar a 25 milhões de pessoas em todo o mundo as habilidades técnicas e soft skills necessárias para se preparar para o mercado de trabalho pós-pandemia. Até o momento, cerca de 10 milhões de pessoas já estão usando o recurso disponibilizado, até então, em inglês, francês, espanhol e alemão.

Os cursos em português, que podem ser acessados a partir de hoje, 1º de outubro, até o final de março de 2021, têm o objetivo de ajudar na reciclagem de profissionais que estão à procura de novas oportunidades de emprego e prepará-los para as profissões do futuro.

No Brasil, serão nove rotas de aprendizagem, com 96 cursos desenvolvidos com base em análise de dados do LinkedIn para trazer conteúdos com foco nas profissões mais demandadas e habilidades desejadas atualmente. Em relação às principais habilidades comportamentais e técnicas exigidas globalmente, a lista inclui competências como comunicação, gestão de negócios, resolução de problemas, ciência de dados, liderança e aprendizado online.

Levando em consideração estes achados, estes são os temas das rotas de aprendizagem disponíveis em português:

  • Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade: Formas de trabalho remoto, delegação de tarefas entre sua equipe, otimização do seu tempo para melhorar a produtividade e resiliência em tempos difíceis.
  • Como superar os desafios e se reinventar em tempos difíceis: Novas maneiras de explorar os recursos disponíveis, cultivo à resiliência, desenvolvimento da inteligência emocional e maneiras para manter-se ativo e conectado e explorar alternativas para se reinventar.
  • Diversidade, inclusão e pertencimento para líderes e gerentes: Reconhecimento de crenças limitantes para tornar-se um líder inclusivo e maneiras de comunicar-se de forma honesta e eficaz.
  • Torne-se um gestor de projetos: Gerenciamento de projetos de forma eficaz, utilização do Microsoft Project com as recomendações dos especialistas e desenvolvimento de estratégias eficazes.
  • Como desenvolver a colaboração entre as equipes: Desenvolvimento de habilidades de escuta, confiança e tomada de decisão, além de gerenciamento de reuniões e conversas difíceis com a identificação de estratégias práticas para uma equipe mais colaborativa.
  • Domine as competências pessoais mais requisitadas no mercado e trabalho: Construção de um processo sólido para atingir seus objetivos, aprendizagem de comunicação e pensamento crítico para solucionar problemas.
  • Torne-se um especialista em atendimento ao cliente: Identificação das melhores formas de avaliar as necessidades dos clientes, administração das expectativas e maneiras de como se comunicar efetivamente por telefone, e-mail, chat ou mídias sociais.
  • Torne-se um profissional de vendas: Aprendizagem que envolve desde a negociação e estratégia de fechamento até a venda com autenticidade, desenvolvendo e aprimorando suas competências interpessoais.
  • Torne-se um Cientista de Dados: Aprendizagem de conceitos, ferramentas e técnicas de big data à estruturação histórias de ciência de dados, uso do Excel para gestão e análise de dados e máximo proveito do Power BI.

Os cursos gratuitos em português podem ser acessados clicando aqui.

O foco é a educação

Esta é uma iniciativa tecnológica integrada que reúne dados sobre trabalhos e habilidades do LinkedIn Economic Graph, além de fornecer acesso gratuito ao conteúdo do Microsoft Learn, combinando-os com as certificações Microsoft e ferramentas de busca de emprego no LinkedIn. “Na Microsoft, acreditamos que a educação é a principal ferramenta para que possamos alcançar a nossa missão de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais. Essa parceria com o Linkedin reforça nosso compromisso em auxiliar na capacitação e recapacitação de profissionais e estudantes que estão desempregados ou em busca de novas posições no mercado de trabalho. Queremos garantir que ninguém ficará para trás e estamos oferecendo as ferramentas necessárias para que a população se mantenha atualizada e preparada para os empregos do futuro”, comenta Tânia Cosentino, presidente da Microsoft no Brasil.

Para Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para a América Latina, é importante criar uma cultura de aprendizado contínuo. “Entendemos que as habilidades técnicas e soft skills que temos conhecimento hoje não serão as mesmas necessárias daqui a um ou dois anos e, por isso, a atualização é essencial. Queremos capacitar os profissionais e dar a eles as ferramentas necessárias para serem mais produtivos e bem-sucedidos”, afirma.

Além disso, a Microsoft apoia esse esforço de capacitação e recapacitação por meio da doação de US$ 20 milhões (R$ 113 milhões de reais) para ajudar organizações sem fins lucrativos em todo o mundo a auxiliar as pessoas que mais precisam. A empresa também está comprometida a disponibilizar dados e análises mais sólidas, incluindo dados do LinkedIn Economic Graph, para governos de todo o mundo, para que possam avaliar melhor as necessidades econômicas locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s