Artigo: “Se o lugar não permitir o acesso a todas as pessoas, esse lugar é deficiente”

Essa frase traduz a mais pura realidade do que vivenciamos no dia a dia. Não adianta fazermos campanhas de conscientização, se nossos ambientes continuarem inacessíveis. No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Acredito que divulgar e lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário. Afinal, apesar das conquistas recentes, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços ainda continuam enormes. E essa inacessibilidade pode ser observada em vários aspectos, como o não cumprimento das normas regulamentadores como, por exemplo, a  *NR 24 (referente às condições nos ambientes de trabalho), ou da *NBR 9050 (referente à acessibilidade nas edificações). Também podemos notá-la na falta de conhecimento de muitas empresas em relação a contratação de pessoas portadoras de deficiência.

Podemos fazer mais e melhor, e pensarmos cada vez mais em inclusão sem exclusão. Avaliar a capacidade intelectual da pessoa e não ficar limitado a capacidade física é fundamental. Infelizmente, essas dificuldades ainda são vivenciadas! E muitas vezes não abrimos as portas para a inclusão e, com isso, perdemos excelentes profissionais. Portanto, para evitar a exclusão, nada melhor que a informação. “Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar”.

*Artigo de Cleonir da Rocha Kaipper, docente do Senac Taquara
*Título artigo: Frase de Thaís Frota


*NR 24 – É a norma regulamentadora que trata das condições de higiene e conforto nos locais de trabalho, ou seja, garante que os trabalhadores terão condições dignas de trabalho. Imagine, por exemplo, uma empresa que não oferece nem um banheiro limpo para os trabalhadores. (fonte: sienge.com.br)

*NBR 9050 – É a norma regulamentadora que define os aspectos relacionados às condições de acessibilidade no meio urbano. Por meio dela é que são estabelecidos critérios e parâmetros técnicos que devem ser observados quando da construção, instalação e adaptação de mobiliários, espaços e equipamentos urbanos às condições de inclusão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s