Conheça Agnes Kalil, advogada à frente do ABK Advocacia e do Descomplica Jurídico

Aos 27 anos, a advogada Agnes Borges Kalil comanda o escritório ABK Advocacia, fundado em 2018, em Igrejinha. Agnes advoga desde 2016, logo após formar-se em Direito e, apenas dois anos depois, em 2018, decidiu abrir seu escritório próprio. Antes disso, soma estágios e experiências em áreas diferentes, tanto no setor público quanto na iniciativa privada. Além do escritório, dedica-se a tornar o conhecimento sobre o Direito mais acessível às pessoas que não são da área, produzindo conteúdos através do blog Descomplica Jurídico.

Bacharela em Direito pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, recebeu destaque com a Láurea Acadêmica (2015), homenagem prestada aos estudantes que alcançam as melhores notas e resultados na turma de formandos. Ávida por conhecimento e buscando aperfeiçoamento na profissão, realizou pós-graduação em Relações Internacionais e Diplomacia, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2017) e a pós-graduação em Direito Digital, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP (2020).

Trajetória profissional
Ser advogada não era um sonho antigo, mas a vida colocou a profissão no caminho de Agnes e ela se encantou. Seu primeiro contato com o direito foi em um estágio voluntário, junto ao Cartório Eleitoral de Igrejinha, no ano seguinte a conclusão do ensino médio. Na época, ela não havia se inscrito para o vestibular e não tinha certeza do que cursar. Agnes gostou da experiência e em seguida foi chamada para o Cartório Judicial, trabalhando também de forma voluntária. “No meio do mesmo ano, 2010, prestei vestibular para Direito e continuei o estágio no Fórum de Igrejinha, alterando para o formato remunerado”, relembra. Agnes vem de uma família de funcionários públicos, então advogar não estava na sua lista de desejos. Seu pensamento inicial era: “qual concurso eu vou prestar?”.

Foram três anos de estágio no Fórum de Igrejinha, com passagem pelo Cartório Judicial e Gabinete de Apoio ao Juiz. A virada de chave com a mudança de perspectiva inicial quanto a advocacia aconteceu quando estagiou no escritório do Dr. Gino Volkart, um ambiente totalmente diferente. “Agora eu estava ao lado de quem conta a história e não mais de quem julga. Foi desafiador. Percebi a importância dos detalhes em cada caso; aprendi como definir a estratégia jurídica e o quão necessário é se manter em constante atualização. Não há tédio na advocacia. Surpresas sempre surgem. Por mais preparado que tu estejas, existem situações que não estão sob o nosso controle”, declara empolgada.

Para Agnes, uma das coisas mais importantes como advogada é conseguir manter a visão ampla ao avaliar o caso, sem deixar a urgência do cliente afetar a análise técnica. “Como trabalhamos com problemas, prevenindo ou remediando, é natural que o cliente exija resultados imediatos, afinal esse problema o incomoda. Conseguir manter o olhar analítico, mesmo sob a tensão existente, é algo importante para um parecer técnico adequado”, explica sua posição.

O Direito acessível para todos
A jovem profissional coleciona estudos e formações, reiterando o compromisso com a advocacia ética e buscando tornar as informações sobre os direitos e deveres do cidadão inteligíveis ao público leigo. “Adoro minha profissão, mas tenho críticas quanto ao excesso de formalismo que o ambiente jurídico agrega. Pensando nisso, criei em 2018 o blog Descomplica Jurídico, aonde falo de maneira simples e descontraída sobre o direito de todos. Acredito que essa é uma das formas de retomar o poder da informação já que, gostando ou não do assunto, em algum momento teremos contato com a matéria, seja na família, no trabalho ou no meio social”, explica.

Por assumir esse compromisso de tornar as informações da área acessíveis ao maior número de pessoas, Agnes compartilha o conteúdo em linguagem simples e direta em seu blog e também nas redes sociais. Com a finalidade de ampliar ainda mais o seu público e divulgar seu conhecimento, em 2020 tornou-se colunista jurídica aqui no Drops do Cotidiano e redatora voluntária no site Politize!.

Equilíbrio entre os interesses do cliente e a segurança jurídica
O ABK Advocacia tem foco no direito do consumidor e no direito civil (contratos, indenizações materiais e morais, cobranças, usucapião, perdas e danos etc.), também atendendo as áreas previdenciária e trabalhista. Agnes pontua que atua buscando equilibrar o interesse do cliente com a segurança jurídica aplicável ao caso. “Isso quer dizer que nem sempre o plano mais seguro apresentado será o escolhido pelo cliente, simplesmente porque não é o que ele está procurando. De nada adianta um contrato de dez páginas (por maior que seja a segurança jurídica do documento) para um profissional que está acostumado com a praticidade dos formulários de uma página, em que descreve o seu serviço. Então, encontrar esse equilíbrio, de forma a adaptar à realidade do cliente, é o diferencial do escritório”, registra. 

Neste ano, Agnes iniciou a atuação no Direito Digital, que envolve assuntos como proteção de dados, contratos eletrônicos, segurança da informação e, até mesmo, crimes cibernéticos. A ideia é encaminhar a atuação futura do escritório de forma exclusiva para a área digital.

O ABK Advocacia está localizado na Rua da Imigração, 96, sala 03, Bom Pastor (próximo ao Fórum de Igrejinha). Contato pelo telefone 51 99733.8766 ou email abk.advocacia@gmail.com. Informações e dicas sobre legislações são encontradas no site www.abkadvocacia.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s