Vital para os dias atuais, neste 15 de agosto é comemorado o Dia da Informática

O dia 15 de agosto é destinado para a comemoração da evolução dos computadores e da informática, invenções humanas que mudaram o mundo. Durante a pandemia, a informática passou a ser ainda mais valorizada para a realização de home office, das aulas a distância e para a comunicação com amigos, familiares e colegas. 

Para o professor dos cursos de Informática do Senac Taquara, Juliano Vinicius Knevitz, a ferramenta evolui constantemente. “A informática sempre foi importante para o desenvolvimento social em qualquer lugar do mundo e acredito que isso nunca mudará. A pandemia deixou muito evidente algumas fragilidades tecnológicas em diversos setores da economia, principalmente aqueles que dependiam da informática e não estavam preparados e qualificados para usá-la”, diz o docente.

Nunca houve uma situação tão intensa na forma de se comunicar e trabalhar como a que está acontecendo neste ano. Hoje, mais do que nunca, desenvolver as competências da informática se torna extremamente relevante. É necessário ser um profissional completo, dinâmico eficiente, tecnológico e capaz de realizar tarefas a distância e presenciais com o mesmo desempenho e qualidade.

Com mais de vinte anos de experiência na área, sete deles como designer de jogos e quatorze como professor, Juliano ressalta a importância dos profissionais da computação.”Neste 15 de agosto, damos valor àqueles que dominam as tecnologias da informática, pois não seria possível enfrentar este momento tão conturbado, sensível e desafiador sem nossas ferramentas comunicativas e computacionais”, afirma Juliano.

O início de uma nova Era

Inicialmente, a informática e os computadores foram especialmente desenvolvidos para fins militares. O mesmo aconteceu com a Arpanet (década de 70) que, anos depois, originou o que o mundo conhece atualmente como internet. “É triste pensar que guerras foram as motivadoras do desenvolvimento tecnológico, mas isso está no passado. Hoje a expansão da informática é vital para manter o mundo globalizado. Na minha opinião, o mundo inteiro deveria ter acesso a essa ferramenta de conhecimento”, afirma o docente.

O dia 15 de agosto marca a data em que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), em 1946, o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo. O opulento computador tinha características bem diferentes dos de hoje:

  • Possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160 kw de potência;
  • Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo;
  • Tinha como principal finalidade cálculos balísticos;
  • Fazia em 30 segundos resultados balísticos que, em calculadoras manuais, levava-se 12 horas para obter o mesmo resultado;
  • Pesava cerca de 30 toneladas;
  • Quando pronto, seis mulheres foram escolhidas para testarem a nova máquina.
O ENIAC é considerado o primeiro computador da história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s