Mestrando da Faccat coordenará grupo de trabalho no V Colóquio de Educação Discente

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR FACCAT) Diogo da Silva Corrêa participará, no dia 23 de setembro, do V Colóquio de Educação Discente (CEDU) que acontecerá de forma on-line. Morador de Taquara, ele coordenará o grupo de trabalho “Educação e Diferença” que pretende, além de outras finalidades, discutir temas pertinentes a educação no contexto da diferença em seus aspectos sociais, políticos, culturais e históricos. Diante de um contexto global no qual tem se intensificado os debates acerca das diversidades, é necessário refletir os efeitos dessa movimentação nos processos educacionais, no que tange às críticas à “homogeneização” que exclui culturas, saberes e práticas.

Ao todo, o CEDU contará com 14 Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, além da conferência “Democratização do acesso a Pós-Graduação e Gestão Democrática” e do painel “Pesquisa em Educação, as Tecnologias e as Relações Humanas: Possíveis Horizontes”. O evento é organizado e promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e este ano as apresentações acontecerão através da plataforma Google Meet.

Cada um dos GTs tem dois coordenadores e o trabalho já iniciou. “A primeira tarefa foi definir a ementa do nosso grupo, que serve de base para nortear o debate e dentro da qual devem ser os artigos enviados. Antes do dia do evento, quando acontecerá a reunião on-line, temos que analisar os textos e aprovar para apresentação no dia. Agora, esperamos que as pessoas submetam artigos, para que possamos fazer um debate. É um evento para que as pessoas que tem interesse nesses temas troquem experiências, apresentem seus textos para se discutir e essas e outras pesquisas possam andar.

Sobre o Colóquio

O evento é promovido e organizado pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em parceria com os demais programas de Pós-Graduação oferecidos pela instituição. A quinta edição pretende envolver, de forma interdisciplinar, temas como Tecnologia, Relações Humanas, Pluralidade e Diferença na perspectiva dos desafios da Pesquisa em Educação. Podem submeter artigos alunos e egressos de cursos de graduação e de pós-graduação de qualquer instituição. Os mesmos podem ser submetidos até o dia 31 de agosto. Informações e esclarecimento de dúvidas através do e-mail do evento: coordenacaocedu2020@gmail.com.

O mestrando da Faccat pontua a importância dos temas. “Este momento que estamos vivendo vai provocar uma modificação social muito grande. As formas de tratamento do ensino são importantes de serem discutidas para que novas alternativas e modelos entrem em pauta. Discutir isso é a proposta do evento”, complementa Diogo. “Fiquei feliz com o convite que recebi, através de indicação do professor Daniel Gevehr. Aceitei o convite agradecido pela confiança dele e da instituição no meu nome. Agora, desejo que tenhamos bons debates. Espero que mais pessoas aqui da região participem, seria legal se tivesse alguns textos de gente daqui”, destaca.

As temáticas dos Grupos de Trabalho (com os emails para submissão de artigos) são as seguintes:

  • Educação Popular e Movimentos Sociais (cedu2020gt1@gmail.com)
  • Pensamento decolonial e Educação na América Latina (cedu2020gt2@gmail.com)
  • Horizontes para a Educação frente ao COVID-19 (cedu2020gt3@gmail.com)
  • História da Educação e Políticas Públicas (cedu2020gt4@gmail.com)
  • Ciência e tecnologia a partir da vida para o mundo da vida (cedu2020gt5@gmail.com)
  • A Educação em tempos de Pandemia (cedu2020gt6@gmail.com)
  • Educação e Linguagens (cedu2020gt7@gmail.com)
  • História da Educação Regional (cedu2020gt8@gmail.com)
  • Educação e o Cotidiano Escolar (cedu2020gt9@gmail.com)
  • Gênero, Sexualidade e Educação (cedu2020gt10@gmail.com)
  • Inclusão e Educação (cedu2020gt11@gmail.com)
  • Filosofia e Educação (cedu2020gt12@gmail.com)
  • Educação e Tecnologias Digitais (TD) (cedu2020gt13@gmail.com)
  • Educação e Diferença (cedu2020gt14@gmail.com)

*Com informações de Claucia Ferreira e UCS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s