ARTIGO: Alerta – Consumidor, fique de olho nos queijos

Você pensa que queijo bom é aquele cheio de furinhos irregulares? Se sua resposta for sim… você precisa mudar essa ideia! Queijos com a aparência como a da foto (capa) são queijos com defeito, o chamado estufamento precoce é um indício de que o queijo está contaminado e pode causar doença alimentar.

Tais furinhos são devido à contaminação do leite por bactérias do grupo coliforme que fermentam a lactose, produzindo gás que formam os inumerosos furinhos indesejáveis. Isso acontece quando o leite é obtido em condições impróprias de higiene, quando o leite não passa por processo de pasteurização ou é indevidamente pasteurizado e quando o manipulador/colaborador não segue boas práticas de fabricação.

Algumas bactérias do grupo coliformes são indicadoras de contaminação fecal e, se as contagens forem altas, podem indicar a presença potencial de agentes patogênicos (causadores de doenças).

Fica o alerta para a comunidade que, ao adquirirmos um alimento de origem animal, devemos nos certificar se este produto foi devidamente inspecionado. Isso pode ser verificado através dos carimbos dos serviços de inspeção S.I.M, CISPOA ou S.I.F que constam nos rótulos dos alimentos.


*Artigo assinado pelo Médico Veterinário Rafael Severino Duarte, do Serviço de Inspeção Municipal de Rolante.

*Fonte: sobral et al., 2017. Principais defeitos em queijo Minas artesanal: uma revisão. Revista do Instituto de Laticínio Cândido Tostes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s