Com grande participação dos municípios, 5ª Conferência Estadual de Cultura debate o setor

Contando com dirigentes e conselheiros municipais de Cultura de todas as regiões do Estado, iniciou nesta terça-feira, 04, a 5ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Secretaria da Cultura do RS (Sedac) e com foco na implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Rio Grande do Sul. No total, serão três ciclos de trabalho on-line, respeitando as diretrizes de distanciamento social relativas à Covid-19.

O primeiro encontro teve participação de Evandro Soares, secretário municipal da Cultura de Bento Gonçalves e presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic Famurs). Com o tema “Operação e Regulamentação da Lei Aldir Blanc”, o encontro teve ainda Beatriz Araújo (foto de capa durante a transmissão), secretária estadual da Cultura e Chris Ramirez, assessora da Presidência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A mediação foi feita pelo jornalista Newton Silva.

Programação

A Conferência será dividida em três ciclos. O primeiro, que será realizado sempre às terças e quintas-feiras, até 27 de agosto, terá oito encontros promovidos por lives pelo Facebook da Sedac (Facebook.com/sedac_rs), com transmissão pela TVE (canal 7.1) e FM Cultura (107.7) – sempre das 17h às 18h. A partir das 18h, a transmissão prossegue pelo Facebook da secretaria. Na quinta-feira, dia 6, acontece o 2º encontro da Conferência Estadual de Cultura RS 2020 que colocará em debate a Constituição e o papel do Comitê de Política Cultural.

O segundo ciclo terá nove webconferências regionais, organizadas de acordo com o mapa das Regiões Funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), e será realizado de 01 a 10 de setembro. O último ciclo, com data a definir, irá avaliar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio das webconferências.

Participação intensa dos Municípios

Antes mesmo do início da Conferência, os municípios tem tido papel importante para organização do evento. A Famurs e o Codic integram a Comissão de Organização da Conferência com três integrantes: Vinicius Brito, assessor da área técnica de Cultura da entidade, Evandro Soares, presidente do Codic e Joyce Reis, que é diretora de Cultura de Rolante e ocupa a vice-presidência do Codic.

Os municípios também terão representação nos quatro grupos de trabalho da Conferência, que vão tratar dos temas: Renda Emergencial, Subsídio, Fomento e Mapeamento. Ao todo serão 36 dirigentes municipais de Cultura indicados pela Famurs e pelo Codic para integrar os GTs da Conferência e, entre eles, está o coordenador cultural de Igrejinha, Maxwel de Matos.

Ele e Joyce são os representantes do Paranhana no Codic Famurs, e buscam opções que possam contribuir com a cena cultural da região. Maxwel conta que em todas as atividades que são propostas, sempre tenta se envolver e trazer ideias. “É um orgulho poder fazer parte representando a nossa região, pois nos traz muito conhecimento. Esse envolvimento nos permite organizar diversas instâncias em nosso município, itens que são importantes para a cultura. Todos os anos participava do fórum estadual e nacional. Tentamos sempre ser protagonistas e viabilizar possibilidades. Num cenário abrangente é difícil se perceber os resultados, mas nosso município conquistou um bom respaldo com os órgãos estaduais, o que ajuda para conseguirmos formações, questões burocráticas, contatos culturais que vem até nossa região, entre outras questões”, registra.

Sobre a Lei Aldir Blanc, Maxwel pontua que a cultura conseguiu unir diversos partidos e ideologias, diferente do que vem acontecendo com projetos em diversas áreas, o que considera um momento histórico. “A Conferência vem para debater a lei, para que possamos garantir que a sociedade civil seja beneficiada, pois essas verbas são para ela e não para o poder público”, explica. Ele integrará o grupo de trabalho que irá abordar o tema Renda Emergencial, o qual será explanado sobre como funcionará este processo do auxílio e onde estão definindo como serão os processos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s