Professora da Faccat é finalista em uma das mais importantes premiações da educação básica brasileira

Considerado o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira, o Prêmio Educador Nota 10 deste ano terá uma representante das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) na final. Com o projeto “Divulgação científica: um compromisso também da Escola Básica”, a professora Daiana Campani, do Curso de Letras, é uma das 50 finalistas nacionais do prêmio.

O projeto apresentado por Daiana concorreu com outros 3.700 trabalhos de todo o Brasil e foi classificado na categoria Ensino Médio, no componente curricular Língua Portuguesa. A proposta pedagógica foi desenvolvida, durante o ano letivo de 2019, em três turmas de 1º ano do ensino médio da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, durante as aulas de Língua Portuguesa. O trabalho envolveu em torno de 90 estudantes, divididos em três turmas, do Curso Técnico de Eletrônica, e tomou como base o gênero textual notícia de divulgação científica midiática para crianças.

Notícias voltadas a crianças

Segundo Daiana, o projeto desenvolvido partiu do pressuposto de que os conhecimentos da ciência devem chegar a toda sociedade e, portanto, futuros cientistas também precisam se preocupar em socializar seus conhecimentos com não especialistas. Para isso, os alunos foram à Mostratec Júnior, realizada anualmente em Novo Hamburgo, escolheram um projeto de pesquisa de alunos da educação infantil ou do ensino fundamental, entrevistaram os pesquisadores mirins e produziram notícias voltadas a crianças. “Para a produção desse texto, estudaram a estrutura da notícia e as estratégias de sensibilização que visam a captar e seduzir o leitor-mirim, buscando atingir o duplo objetivo que é informar e, ao mesmo tempo, atrair a atenção dessa criança”, expõe a docente, acrescentando que a base teórica do estudo foi construída a partir da dissertação de Mestrado de Diela dos Santos Nunes, professora do projeto Ler… Literatura e Ciência da Faccat e egressa do Curso de Letras da instituição.

Como etapa de divulgação do produto final, alguns textos produzidos foram publicados em jornal da região e serão divulgados nas redes sociais da feira brevemente. “Assim, o interlocutor do texto não será/está sendo apenas o professor, mas crianças do ensino fundamental e seus professores, que poderão entrar em contato com o conhecimento científico produzido por pequenos cientistas de sua mesma faixa etária e ter ideias para seus trabalhos de pesquisa. Da mesma forma, os próprios autores das pesquisas poderão ver o seu trabalho virar uma notícia produzida por ‘jornalistas’ do ensino médio técnico e toda comunidade poderá ter acesso a esses textos”, destaca a finalista do Educador Nota 10.

A importância do prêmio

Considerado o maior e mais importante da Educação Básica brasileira, o Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa promovida, desde 1998, pela Fundação Victor Civita e atualmente conta com a parceria das editoras Abril e Globo, além da Fundação Roberto Marinho. O objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas inclusivas, equitativas e de qualidade, conforme o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, as quais tenham sido planejadas e realizadas por professores e gestores escolares.

Ao final da promoção, são selecionados dez projetos vencedores e é indicado o Educador do Ano, com premiações em dinheiro e certificados a serem entregues em evento programado para outubro próximo, em São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s