Faccat realiza Semana de Enfermagem sintonizada com momento de pandemia

A 9ª Semana de Enfermagem da Faccat (Senff) teve uma característica diferenciada em relação ao seu formato tradicional. Devido às medidas de distanciamento social imposto pela pandemia de
coronavírus, o evento que sempre ocorria na modalidade presencial, desta vez, teve que ser realizado em ambiente virtual.

Entre os dias 25 e 27 de maio, o tema “Enfermagem: cuidado que transforma” levou os participantes à reflexão, através de lives. A proposta estava em sintonia com o atual momento vivido pela humanidade e a campanha Nursing Now, lançada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, com o objetivo de elevar o status do profissional da área.

A coordenadora de Enfermagem da Faccat, professora Cláudia Capellari, conta que a graduação da Faccat foi a primeira no Rio Grande do Sul a lançar um evento virtual para a Semana de Enfermagem, sendo posteriormente seguida por outras instituições no Estado. Alinhada à temática, a conferência de abertura foi intitulada “Nursing Now: o que 2020 nos ensina?” e teve como ministrante a professora enfermeira Isabel Amelia Costa Mendes, coordenadora do GT Nursing Now Brasil e docente da USP Ribeirão Preto, com colaboração do professor Ítalo Rodolfo Silva, docente da UFRJ-Macaé.

O segundo dia de atividades contou com quatro minicursos sobre os temas “Gasometria arterial: fundamentos e Interpretação, “O trabalhador da enfermagem frente à pandemia de Covid-19”; “Laserterapia no tratamento de lesões” e “Bandagens e imobilizações”. Em quatro salas virtuais concomitantes, os participantes puderam interagir com os ministrantes e praticar habilidades.

“Todas as atividades ocorreram de modo online e ao vivo. Os minicursos têm atraído muitas pessoas, pois são uma forma de aprimoramento acadêmico e profissional. O material disponibilizado pelos ministrantes foi postado em uma Sala Google Classroom, criada especialmente para o evento”, destaca Cláudia. Para a ocorrência dos minicursos, além de professores da Faccat, contou-se com o Conselho Regional de Enfermagem, cujo presidente, Daniel Menezes de Souza, ministrou um dos minicursos, e com a Doutora Taline Bavaresco, da UCS e FSG.

No terceiro dia ocorreram as apresentações de trabalhos, em formato pôster eletrônico e comunicação oral. Foram submetidos 49 estudos, em três salas virtuais simultâneas, sendo comentados, avaliados e pontuados por uma banca examinadora composta por 12 docentes do Curso de Enfermagem.

De acordo com a coordenadora, a 9ª edição da Senff contou com cerca de 200 inscritos, dentre acadêmicos da Faccat e de universidades de diferentes estados, enfermeiros e docentes. Entretanto, estima-se que transitaram até 400 pessoas pelas salas virtuais, ao longo dos três dias de programação.


*Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s