Conta digital: O que é e como funciona? 20 exemplos delas aqui no Brasil

Uma conta digital é uma conta bancária em que todas as operações são realizadas de forma digital, por um aplicativo ou pela página de internet do banco digital. Alguns bancos digitais oferecem apenas contas pessoais, outros oferecem também contas para CNPJ, e ainda há bancos digitais que oferecem apenas contas empresariais.

Isso permite que o usuário economize tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar para uma agência física e, muitas vezes, não é nem necessário contactar um atendente humano. Entre as principais vantagens dessas contas está a ausência de taxas para realização dos serviços ou a presença de taxas consideradas baixas, se comparadas ao que a gente encontra nos bancos tradicionais. Essas contas estão cada vez mais seguras, devido aos avanços da área da informática, contando com sistemas de segurança, para evitar golpes e outros tipos de ataques.

COMO FUNCIONA?

Uma das principais vantagens na conta digital é que não é necessário se deslocar até uma agência bancária para fazer sua abertura, não existe uma sede fixa para atender os clientes. Todo o contato e abertura das contas é feita pelo próprio celular, via aplicativo.

Todas as contas digitais que irei apresentar a vocês tem entre os seus serviços acessos a extratos e saldos, transferências para o mesmo banco e para outros também, depósitos via boleto. Algumas tem a opção de fornecer cartão de débito e crédito, fazer empréstimo consignado, opção de pagamento de contas e até cheque especial. Cada conta tem sua particularidade e você vai conhecer algumas agora.

1 – NUBANK
Transferências ilimitadas e gratuitas por TED para outros bancos; todo dinheiro colocado na conta é investido em títulos públicos com um rendimento melhor que a poupança; saques em bancos 24h; depósito via boleto. Outro serviço é opção de conta PJ para os seus clientes, para aqueles que desejam separar as finanças pessoais das profissionais. Para saber mais sobre esta opção, acesse nubank.com.br.

2 – BANCO INTER
Possível fazer transferências entre bancos; realizar saques em bancos 24h; depósitos de cheque por foto; depósito por boleto; cartão de débito Mastercard; além de oferecer opções de investimentos aos clientes. Para saber mais sobre esta opção, acesse bancointer.com.br.

3 – BANCO ORIGINAL
Taxa para ter acesso ao pacote de serviços ilimitados; depois de um ano é necessário escolher um dos planos oferecidos pela instituição; TED para outros bancos; saque em caixas 24h; emissão de extratos; limite de cheque especial. Para saber mais sobre esta opção, acesse Original.com.br.

4 – BANCO NEON
Não oferece serviços totalmente gratuitos; cartão de débito VISA; transferências; saques; depósitos; TED para outros bancos. Para saber mais sobre esta opção, acesse neon.com.br.

5 – BANCO NEXT
É a iniciativa do Bradesco para competir com os demais bancos digitais, onde o cliente escolhe o plano, baseado na suas necessidades, com preços variados. Oferecem serviços semelhantes aos dos outros bancos digitais. Para saber mais sobre esta opção, acesse next.me.

6 – AGIBANK
Este banco é o antigo AgiPlan. Oferece conta corrente; cartão de débito e crédito pessoal; meios de pagamentos; seguros e consórcios; saques em bancos 24 horas ou em lotéricas; transferências; pagamentos por boleto ou QR code. Oferece também opções de investimentos em renda fixa. Para saber mais sobre esta opção, acesse agibank.com.br.

7 – BANCO BS2
Este banco digital é o antigo Banco BonSucesso. Ele dá opções de verificação de extrato; transferências; pagamentos de boletos; depósitos; cartão de débito; diversas opções de investimento na renda fixa; cartão virtual de crédito pré-pago; serviços de câmbio e crédito consignado. Para saber mais sobre esta opção, acesse bancobs2.com.br.

8 – SOFISA DIRETO
O plano simples tem restrições como transferências para a mesma titularidade. Já a modalidade completa inclui outras opções como transferências ilimitadas; fazer pagamentos; cheque especial; cartão de crédito com débito em conta; investimentos em renda fixa. Para saber mais sobre esta opção, acesse sofisadireto.com.br.

9 – MODALMAIS
Antes uma plataforma de investimentos, a ModalMais entrou na onda e se tornou um banco digital. Tem a proposta de ser o banco dos investidores, facilitando aos usuários, já que deixa de ser necessário enviar dinheiro para a plataforma de investimentos e acabar não decidindo onde investir. Praticamente todos os seus serviços são gratuitos, transferências, saques, cartão de débito, o catálogo de investimentos é um dos mais completos. Para saber mais sobre esta opção, acesse modalmais.com.br.

10 – SUPERDIGITAL
Essa é a conta digital do Santander. Ela permite aos correntistas adquirir cartão de débito para compras e saques, porém ele é limitado, pois permite apenas uma transferência gratuita para outros bancos. Também é possível fazer apenas um saque grátis por mês e gerar dois boletos para depósito, depois disso as operações são cobradas. Para saber mais sobre esta opção, acesse superdigital.com.br.

11 – PAG!
Pertence ao grupo Avista. Oferece um cartão de crédito Mastercard sem anuidade e uma conta digital sem tarifas. É possível fazer transferência para qualquer banco e realizar saques nas redes 24h sem custo algum. Para saber mais sobre esta opção, acesse meupag.com.br.

12 – PAGBANK
Esta é uma conta digital da Pagseguro. Quem tem uma conta no serviço, já tem automaticamente a conta digital sem tarifas, basta entrar na plataforma e verificar o número de agência e conta. O Pagbank inclui cinco TEDs gratuitos por mês para outros bancos, porém entre contas Pagbank são ilimitados; saque no banco 24h tem custo, já os depósitos por boletos são ilimitados. Para saber mais sobre esta opção, acesse pagseguro.uol.com.br.

13 – C6 BANK
Além de TED e saques ilimitados, o cartão de crédito e débito já vem habilitado com o pagamento por aproximação. Oferecem o C6 Taggy, uma tarja para pagar pedágios igual o “Sem Parar”, com débito automático na conta. Também oferece a conta digital para MEI com até 100 TEDs gratuitas por mês e saques ilimitados. Para saber mais sobre esta opção, acesse c6bank.com.br.

14 – CONTA SIMPLES
É uma conta digital PJ sem mensalidades, ideal para controlar e receber pagamentos de forma descomplicada. Todo o saldo da conta é automaticamente aplicado com rentabilidade de 100% do CDI e liquidez diária. Ainda oferece cartão de crédito e gestão de cobrança para a sua empresa. Para saber mais sobre esta opção, acesse contasimples.com.

15 – MK BANK
Oferece cartão sem anuidade; transferências TED e DOC; investimentos renda fixa; recarga de celular; pagamento de contas; seguros e crédito consignado. Para saber mais sobre esta opção, acesse mkbank.com.br.

16 – MEU BMG
Oferece cartão de crédito sem anuidade; transferências gratuitas e ilimitadas; investimentos na renda fixa. Para saber mais sobre esta opção, acesse bancobmg.com.br.

17 – FINCONTA
Esta opção de conta oferece transferências bancárias, cartão de crédito, recarga de celular, boletos de cobrança e pagamento de contas. Para saber mais sobre esta opção, acesse finconta.com.br.

18 – ONEBANK
Transferências bancárias para contas de mesma titularidade; transferência de dinheiro entre contas Onebank apenas com o número do celular; carregamento o seu cartão pré-pago; pagamento de contas e boletos; realizar saques em estabelecimentos; realizar pagamentos e transferências com o QR code. Para saber mais sobre esta opção, acesse one1bank.com.br.

19 – CONTA PROPIG
Cartão de débito; Cartão com função crédito; consulta de saldo e extrato; transferências; pagar contas e recarregar seu celular; depósito com boletos; dá até para recarregar bilhete de transporte público da cidade São Paulo, caso você more nesta cidade. Também tem a opção de conta PJ. Para saber mais sobre esta opção, acesse propig.com.br.

20 – SOCIAL BANK
Oferece depósito fácil com o Doc/Ted ou ainda PEC nas lotéricas; transferências; saques em bancos 24h ou lotéricas; pagamento de contas; compartilhamento do acesso da conta com familiares. Vale a pena conhecer o Social Group para rachar a conta com os amigos sem fazer transferências. Para saber mais sobre esta opção, acesse socialbank.com.br.

Após ver tantas opções de contas digitais e ainda poder analisar caso a caso em detalhes, entrando em cada site você pode ficar um pouco confuso, mas há itens que devem ser levados em conta, como estes principais pontos:

  • Saber os serviços que você necessita;
  • Saber os serviços que cada conta digital oferece;
  • Saber quanto é cobrado por cada serviço;
  • Anote as vantagens e desvantagens e somente depois disso, faça a sua escolha.

Espero que você tenha gostado desta leitura!

Um forte abraço, tenha uma ótima semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s