O sentido do trabalho

Parabéns para você que utiliza o seu trabalho como maneira de impactar a sociedade e seguir o seu projeto de vida! Todos os tipos de trabalhos são dignos e importantes!

Para alguns pesquisadores da área, o TRABALHO é o núcleo definidor do sentido da existência humana (Rodrigues et al., 2005; Zanelli e Silva, 1996). O TRABALHO significa muito do que somos!  Por meio do TRABALHO podemos fazer algo que nos interessa e temos habilidades, podemos nos sentir úteis, conquistar a independência financeira, realizar nossos sonhos… Através do TRABALHO podemos utilizar nossas capacidades a serviço da sociedade e cumprir a nossa missão de vida. Assim, o TRABALHO significa muito mais do que ele possa parecer, ele faz parte de um projeto de vida.

office-concept

Uma pesquisa recente realizada pela Carreira dos Sonhos (2017), constatou que ser feliz no trabalho nunca foi tão importante: 60% das pessoas entrevistadas referiram o desejo de atuarem em uma atividade profissional que gere prazer a ponto de “pular de felicidade”, contra 40% que prefere uma vida estável e confortável com a garantia da sustentabilidade. Imagine agora que não haja a necessidade de escolher uma coisa nem outra, mas que seja possível ter as duas, ser feliz e também ter uma boa renda. Isso é possível! O trabalho não precisa ser algo chato e sofrido, mas pelo contrário, pode ser uma fonte de renda e também um espaço para ser muito feliz, fazendo o que gosta.

Eu sou uma defensora de buscar identificação com o trabalho que fazemos. Isso nos permite exercê-lo de uma maneira mais fluída e autêntica, o que gera um bom desempenho e, geralmente, reconhecimento. Se você não está feliz com o seu trabalho, não passe a vida nele. Seria um desperdício abrir mão de outras coisas que podem lhe fazer mais feliz.

coluna-lu-linden

Busque refletir e descubra o que você gosta de fazer, o que te deixaria mais feliz e tente transformar isso em trabalho. Pode ser um trabalho como profissional liberal/autônomo, como empreendedor, como colaborador de uma empresa privada ou pública. Fazer uma transição de carreira nem sempre é tão fácil, especialmente para quem já construiu uma carreira sólida em outra área. A dica é manter a atividade anterior enquanto se aproxima mais da área de interesse, até que seja possível a transição. Uma reserva financeira pode ajudar a dar mais tranquilidade a este objetivo.

Para quem perdeu o emprego por uma circunstância externa, dou a dica de avaliar se é chegada a hora de fazer uma transição de carreira.  Muitas pessoas viram reféns da sua trajetória profissional e sem pensar vão seguindo o fluxo. A necessidade de saída do emprego, talvez seja uma oportunidade de reavaliar se o seu objetivo é  voltar para a mesma atividade profissional ou se há outra atividades que gostaria de fazer. Sempre é tempo de repensar modelos anteriores e fazer aquilo que se sente bem em fazer.

Desejo que o seu trabalho seja sinônimo de alegria, ajude a produzir sentido e traga sempre realizações a sua vida! Felicidades! Se precisar de alguma ajuda, estou aqui e você também pode me encontrar no instagram, facebook, youtube ou pelo email  lucianelinden.psi@gmail.com.

Com carinho, abraço! Lu Linden.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s