Parabéns para você que utiliza o seu trabalho como maneira de impactar a sociedade e seguir o seu projeto de vida! Todos os tipos de trabalhos são dignos e importantes!
Para alguns pesquisadores da área, o TRABALHO é o núcleo definidor do sentido da existência humana (Rodrigues et al., 2005; Zanelli e Silva, 1996). O TRABALHO significa muito do que somos! Por meio do TRABALHO podemos fazer algo que nos interessa e temos habilidades, podemos nos sentir úteis, conquistar a independência financeira, realizar nossos sonhos… Através do TRABALHO podemos utilizar nossas capacidades a serviço da sociedade e cumprir a nossa missão de vida. Assim, o TRABALHO significa muito mais do que ele possa parecer, ele faz parte de um projeto de vida.
Uma pesquisa recente realizada pela Carreira dos Sonhos (2017), constatou que ser feliz no trabalho nunca foi tão importante: 60% das pessoas entrevistadas referiram o desejo de atuarem em uma atividade profissional que gere prazer a ponto de “pular de felicidade”, contra 40% que prefere uma vida estável e confortável com a garantia da sustentabilidade. Imagine agora que não haja a necessidade de escolher uma coisa nem outra, mas que seja possível ter as duas, ser feliz e também ter uma boa renda. Isso é possível! O trabalho não precisa ser algo chato e sofrido, mas pelo contrário, pode ser uma fonte de renda e também um espaço para ser muito feliz, fazendo o que gosta.
Eu sou uma defensora de buscar identificação com o trabalho que fazemos. Isso nos permite exercê-lo de uma maneira mais fluída e autêntica, o que gera um bom desempenho e, geralmente, reconhecimento. Se você não está feliz com o seu trabalho, não passe a vida nele. Seria um desperdício abrir mão de outras coisas que podem lhe fazer mais feliz.
Busque refletir e descubra o que você gosta de fazer, o que te deixaria mais feliz e tente transformar isso em trabalho. Pode ser um trabalho como profissional liberal/autônomo, como empreendedor, como colaborador de uma empresa privada ou pública. Fazer uma transição de carreira nem sempre é tão fácil, especialmente para quem já construiu uma carreira sólida em outra área. A dica é manter a atividade anterior enquanto se aproxima mais da área de interesse, até que seja possível a transição. Uma reserva financeira pode ajudar a dar mais tranquilidade a este objetivo.
Para quem perdeu o emprego por uma circunstância externa, dou a dica de avaliar se é chegada a hora de fazer uma transição de carreira. Muitas pessoas viram reféns da sua trajetória profissional e sem pensar vão seguindo o fluxo. A necessidade de saída do emprego, talvez seja uma oportunidade de reavaliar se o seu objetivo é voltar para a mesma atividade profissional ou se há outra atividades que gostaria de fazer. Sempre é tempo de repensar modelos anteriores e fazer aquilo que se sente bem em fazer.
Desejo que o seu trabalho seja sinônimo de alegria, ajude a produzir sentido e traga sempre realizações a sua vida! Felicidades! Se precisar de alguma ajuda, estou aqui e você também pode me encontrar no instagram, facebook, youtube ou pelo email lucianelinden.psi@gmail.com.
Com carinho, abraço! Lu Linden.