8 passos para fazer um bom planejamento financeiro pessoal

Sem planejamento muitos empresários começam um negócio sem conhecer seu público alvo, seus fornecedores, sua concorrência, seus custos fixos e variáveis, onde acabam fechando as portas antes que o negócio complete dois anos.

Já nas finanças pessoais o cuidado com o dinheiro e com a gestão é deixado para trás por muitos brasileiros, que preferem simplesmente tomar as decisões a partir de achismos. Muitas vezes se cometem erros bobos, até fáceis de corrigir, mas com grande prejuízo se nada for feito.

Ao fazer um planejamento financeiro pessoal você se aproxima da realização dos seus sonhos, consegue organizar as pequenas metas, das mais simples até as mais ousadas. O planejamento financeiro pessoal nada mais é do que definir uma estratégia para tomada de decisões a partir do seu orçamento, empregando atenção e inteligência capazes de facilitar a realização dos seus objetivos, levando em consideração o seu perfil, o seu cotidiano e o seu orçamento. Ele serve para organizar as ações para alcançar as metas financeiras, podendo ser utilizado para quitar dívidas, pagar as contas em dia, realizar viagens, assim como concretizar alguns outros sonhos.

Infelizmente, no Brasil, as famílias pouco falam sobre dinheiro, normalmente só tratam do assunto quando surge um problema financeiro. Nas escolas, estamos apenas iniciando alguns projetos para desenvolver este assunto, mas normalmente não são ministradas por profissionais formados em finanças.

Por conta dessa realidade, da economia e dificuldades de um país em desenvolvimento, o planejamento financeiro se torna fundamental em todas as famílias que precisam, em alguns casos, até mesmo de ajuda profissional para desenvolvê-lo.

Coluna Ádina 27.04.20

Como fazer o seu planejamento financeiro pessoal

O planejamento financeiro deve ser um processo contínuo e, para fazer a identificação e o equilíbrio do que entra ou sai de dinheiro, pegue as informações do seu orçamento pessoal ou familiar. Também deve prever o ajuste de contas e a renegociação de dívidas, caso aconteça algum imprevisto e sua rotina saia do planejado. Neste caso chame de estratégia B. O lado bom de tudo isso é que elaborar um planejamento financeiro pessoal é muito simples, bem mais do que você imagina.

Um bom planejamento financeiro exige disciplina e responsabilidade de cada um, devendo ser revisado constantemente para garantir que o que é feito está de acordo com o que foi planejado. Esse é o único jeito de assegurar bons resultados e certificar-se de que você está no caminho certo para conquistar o seus objetivos. Seja em cenário de crise (para acabar com as dívidas e colocar as contas em dia) ou de prosperidade (aquisição de bens e investimentos financeiros), todo momento é propício para organizar as finanças e planejar um futuro melhor.

Ter disciplina é essencial para que você chegue até o ponto de conseguir, além de pagar suas despesas, garantir um futuro mais seguro pra você e sua família. Ainda que você monte um planejamento impecável e extremamente preciso, de nada ele vai adiantar se quem manipula o dinheiro não for organizado e diligente para gastar somente conforme está estipulado no planejamento.

Coluna Ádina 27.04.20 (2)

Passos para que você faça seu planejamento financeiro pessoal

1 – Pegue todas as informações contidas no seu orçamento (leia aqui  onde lhe explico como fazer o seu), extratos bancários, comprovantes de compras, comprovantes de renda, todos os documentos que lhe ajudem a fazer a montagem do seu primeiro planejamento financeiro.

É importante levantar o patrimônio que você possui e, também, as dívidas, para conhecer a real situação patrimonial. O objetivo é elaborar o planejamento financeiro pessoal de forma adequada e, principalmente, realista e sincera.

No planejamento financeiro são incluídos as dívidas e os juros que você paga, bem esclarecidos. Também são incluídos os investimentos, detalhando a sua rentabilidade mensal e anual, assim você consegue analisar se está se expondo a investimentos do seu perfil de investidor. A reavaliação da carteira de investimentos também faz parte do processo de planejamento financeiro pessoal.

2 – Organizar as contas no planejamento financeiro é algo primordial para quem pretende desenvolver o controle e também é uma das exigências básicas para um bom planejamento. Imagine só, um planejamento sem organização, com todos os números e informações bagunçados, não teria como ser produtivo!

Algumas pessoas preferem utilizar uma planilha de excel para fazer seu planejamento e acompanhá-lo, enquanto outras preferem usar aplicativos para monitorar o planejamento. Quem é conhecedor de excel pode até fazer alguns gráficos, o que deixa as informações bem interativas.

Coluna Ádina 27.04.20 (3)

3 – Aprenda a lidar com o seu dinheiro. Falar sobre dinheiro sempre foi um desafio para boa parte das famílias. Você verá que será mais fácil abordar o assunto “dinheiro” sob o ponto de vista do planejamento financeiro.

4 – Defina seus objetivos e projetos financeiros. Tenha seus propósitos muito bem definidos no ato de poupar, pois isso lhe dará motivos para não gastar dinheiro fora do planejamento.

5 – A transformação começa ao abandonar o consumo simplesmente por status, afinal, a transformação da educação financeira nos apresenta um mundo real onde o bem-sucedido não se sente realizado por demonstrações ou ostentação, mas sim por conquistas pessoais.

6 – Economize! A economia periódica é importante, afinal, um planejamento financeiro que funcione é aquele que constantemente é revisto e aprimorado.

Em vista, economize, inclusive quando tudo parece estar indo bem demais, pois são nesses momentos que costumamos sair fora da linha.

7 – Monitore seu controle financeiro e seus investimentos. Assim como é importante se manter vigilantes quanto ao seus ganhos, também é essencial acompanhar o andamento do seus investimentos. Monitorar os seus investimentos não significa vender os seus papéis na primeira oscilação que acontecer.

8 – Viva de acordo com a sua condição financeira. Gastar com objetos de luxo ou viagens podem ser tentador, mas daqui a alguns meses você tende a se arrepender do prazer momentâneo. Por isso, preze por sua saúde financeira a longo prazo e faça escolhas inteligentes.

O seu planejamento deve ser feito usando dados reais e confiáveis, assim, vai representar a sua realidade financeira atual. Ainda que ele não apresente dados muito agradáveis, você precisa entender que os números não mentem. Para você ter uma visualização daquilo que quer para o futuro, vá ajustando-o até que fique da maneira que deseja.

Parte importante da disciplina diz respeito a adaptar-se às mudanças que passam a fazer necessárias durante o processo. A mudança é a etapa fundamental para economizar, poupar e investir para realizar sonhos maiores.

Um erro grave que muitos brasileiros cometem é recorrer a fontes caras de crédito, como cartão ou cheque especial. Para conseguir dinheiro fácil fuja desses vilões sempre que puder, já que a utilização está atrelada a cobrança das maiores taxas de juros praticados no mercado.

É importantíssimo perceber que mais do que adotar uma ferramenta de controle, o que fará a diferença entre o sucesso e o fracasso está no comprometimento pessoal de cada um para colocar o planejamento financeiro em prática.

Costumamos ouvir de muitas pessoas que o próprio salário é tão baixo que não é possível nem mesmo desenvolver um bom planejamento financeiro. Mas a verdade não é bem assim. Está mais do que claro que aquilo que foge do controle das pessoas são os pequenos gastos que, se repetidos em grande constância, acabam correndo o orçamento.

Então fique de olho nas suas atitudes e faça o seu planejamento financeiro pessoal o quanto antes! E siga-o!

Um abraço e boa semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s