A importância de ter um orçamento

Quando você tem o conhecimento das mudanças necessárias para organizar a sua vida financeira, o primeiro passo prático para iniciar este processo é fazer o orçamento.

A primeira atitude é criar um orçamento fácil de seguir, de modo que você saiba de onde vem o seu dinheiro e, o mais importante, para onde o seu dinheiro está indo. O segredo é manter seu orçamento o mais simples possível, para que você não precise gastar muito tempo com ele.

A segunda atitude do orçamento é que, se tiver muitas dívidas, é preciso elaborar um plano para quitá-las. A próxima atitude será iniciar imediatamente uma reserva estratégica. Isso levará você a caminho da última das atitudes (que será tomada no momento da reserva estratégica estar completa) e, este, será o investir.

Coluna Ádina - 13.04.20

Se manter dentro do orçamento é fundamental e fazer a reserva estratégica, como já comentei anteriormente em outras colunas, é importantíssimo, seja pela perda de um emprego ou uma viagem repentina e, acredite, nunca estamos preparados para estas ocasiões. Sem a reserva estratégica podemos ter um impacto radical sobre nossas finanças.

Essa é a principal razão para que eu me mantenha sempre dentro do orçamento e economize no que for necessário, porque sei que coisas assim acontecem e jamais quero me ver em apuros financeiros por causa delas.

Alguns poderiam argumentar que o orçamento não é essencial, mas ele é fundamental para que possamos poupar consistentemente e ter disciplina quando é necessário mudar hábitos. Muitas pessoas fogem de orçamentos, somente de ouvir a palavra já os arrepia, mas eu gosto de saber que o orçamento é um meio (uma ferramenta) para que eu alcance os meus objetivos.

Coluna Ádina - 13.04.20 (2)

Adquira o hábito de poupar o mais cedo possível. Portanto, comece agora, assim não importará o que a vida lhe trouxer. Assim que você começar a enxergar a vida dentro do orçamento sob um olhar positivo, isso vai se tornar agradável mesmo que de início não pareça. Visualize como um desafio e não como restrições. A parte mais difícil de fazer um orçamento, no início, é ter que olhar para suas finanças, para o que realmente está acontecendo com o seu dinheiro e para onde está indo. Mas se você está procurando por essa mudança você está no caminho certo.

Coluna Ádina - 13.04.20 (3)

COMO FAZER UM ORÇAMENTO

Comece reunindo a papelada, se você tem extratos bancários, recibos de compras recentes, fatura do cartão de crédito, contas pagas do mês ou contas a pagar. Mas se você não tiver essas informações, sugiro que anote durante o mês as suas contas e seus gastos desde os mais pequenos até os mais altos.

Não importa quão pequeno seja o gasto, é importante usar as anotações com uma ferramenta de auto observação. Neste momento não julgue seus gastos, apenas anote-os e tente saber se eles são realmente necessários ou se poderiam ser evitados nas próximas semanas e meses. Assim que tiver uma visão clara dos seus gastos e para onde o seu dinheiro está indo, você pode separá-los por categoria. Por exemplo, na lista do supermercado você deve separar os valores gastos em comida, produtos de limpeza, guloseimas e animais de estimação.

Separe também entre despesas fixas e obrigatórias (tem todo mês e segue o mesmo valor), como aluguel, internet, escola, faculdade. E despesas variáveis e obrigatórias (tem todo mês mas o valor varia), como luz, supermercado, fruteira.

Coluna Ádina - 13.04.20 (4)

Você também terá gastos fixos e variáveis que não são obrigatórios. Coloque-os no seu orçamento, como compras de roupas, sapatos, brinquedos, bijuterias, saídas de passeio, baladas, cafezinhos, lanches na rua, enfim, são vários. Não esqueça de colocar quanto você vai reservar para constituir a reserva estratégica e também quando passar a investir, denomine um valor específico para cada caso.

Todos nós precisamos de alguns mimos. Indico que foque nos mimos de verdadeiro valor, que lhe tragam boas lembranças e felicidade, evitando aqueles que passam rápido, que trazem apenas uma felicidade momentânea.

LIMITES SÃO IMPORTANTES

Defina limites para as contas variáveis, assim você nunca entrará no vermelho.
E siga a risca! Se preferir, os limites podem ser divididos por semana, mas é muito importante que se você, por acaso, ultrapassar o limite numa semana, terá de reduzir na semana seguinte para compensar e manter-se dentro do orçamento.

TENTAR IMPRESSIONAR OU TENTAR MANTER AS APARÊNCIAS

Coluna Ádina - 13.04.20 (5)

Essa necessidade de manter as aparências pode ser incrivelmente destrutivo, levando o indivíduo a contrair dívidas em excesso a fim de passar a impressão de que está tão bem de vida, apenas para mostrar aos seus conhecidos, tentando manter um status que julga que todos eles têm. Por exemplo, um carro muito caro no qual o proprietário passa dificuldade para pagar os impostos, seguro e mantê-lo em dia; a convivência com amigos que possuem um patamar de vida financeiramente mais alto; O costume de sempre usar roupas novas. Todas estas são situações que fazem com que a pessoa venha a se endividar para manter as aparências.

Uma ideia: Se você for honesto com seus amigos e admitir que não pode arcar com determinados programas, eles compreenderão se a amizade for realmente verdadeira.

Por fim, pense e lembre:

  • Sempre teremos pessoas mais ricas que a gente;
  • Não compare os seus bastidores com o palco do show de outra pessoa;
  • Pare de ignorar os seus gastos a partir deste instante;
  • Pare de fazer coisas que te façam sentir-se pobre ou com inveja de itens que você não possui

Desejo à vocês uma ótima semana.

Um forte abraço virtual!

 

 

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s