Como manter o foco nos estudos em casa?

Em meio a todas as mudanças vividas nos últimos dias, as aulas presenciais também foram transferidas para o modo on-line. Vale lembrar que, até segunda ordem, os vestibulares e o ENEM devem ser prestados lá adiante e o ano letivo ainda está em andamento. Assim como o trabalho home-office (que a Luciane Linden deu dicas aqui), a rotina para os estudos segue no mesmo ritmo de dedicação e concentração, algo que pode ser mantido, inclusive, para a vida.

Em tempos onde os prazeres das mídias e internet é supremo dentro das casas, a docente do Ensino Médio Senac de Porto Alegre, Letícia Presotto, reforça que é muito importante manter a rotina, seja de estudo, de exercícios, de trabalho, de descanso ou de alimentação. “A participação nas aulas online no horário combinado e a realização das atividades nesse tempo são formas de manter a rotina de estudos, além de estar em contato com os colegas e professores. Através desse contato, se pode tirar dúvidas e compartilhar experiências, o que torna o processo bastante enriquecedor e comunitário”, explica a docente.

Educação online I

Bruno Hipolyto, também docente do Ensino Médio Senac de Porto Alegre, dá algumas dicas para que a quarentena renda bons frutos! Confira:

  • Primeiramente, quarentena não é férias! Essa máxima precisa ser estabelecida pelo estudante como uma verdade. Portanto, nada de relaxar.
  • Manter hábitos diários de segunda a sexta-feira: acordar cedo, tomar café da manhã, tirar o pijama, vestir uma roupa casual e se conectar nas salas de aulas virtuais.
  • Durante a realização das atividades, estar conectado com as aulas e desconectado do resto das coisas da casa: desligar a TV e deixar de lado as redes sociais. Manter o foco em casa é algo muito difícil, portanto é importante eliminar as distrações.
  • Tentar realizar as atividades em um ambiente com bastante luminosidade, arejado e com pouco barulho e, de preferência, sentado em uma cadeira com o computador ou notebook em uma mesa. Evitar realizar as atividades deitado ou escorado na cama ou no sofá. Manter a postura ereta pode ser o diferencial em muitos aspectos, como manter a concentração e evitar eventuais dores no corpo devido à má postura.
  • Programar pequenos intervalos a cada 50 ou 60 minutos. Pausas de 10 a 20 minutos podem aumentar a produtividade, pois dão o descanso necessário ao cérebro e ajudam a tornar as atividades menos monótonas.
  • Ao realizar esses intervalos, dar preferência para trocar de ambiente na casa e realizar alguma tarefa manual, como arrumar a cama, guardar roupas ou lavar a louça. Também é indicado mexer no celular e nas redes sociais somente nesse momento. Contudo, o mais importante é evitar a todo custo ultrapassar o tempo do intervalo programado, pois isso pode gerar a perda dos prazos de entregas das atividades e/ou perder o contato com os demais colegas e professores.
  • Sempre que possível, levantar da cadeira e fazer alguns alongamentos. Não esquecer de se manter hidratado e bem alimentado. Evitar bebidas muito açucaradas e comidas muito processadas, pois elas influenciam diretamente o raciocínio.
  • Dormir cedo. Não existe nada pior para o cérebro que poucas horas de sono. Portanto, deixar as atividades escolares para o turno da manhã e/ou da tarde.
  • Durante a noite, fazer as outras atividades particulares. Largar o celular e se desconectar dos dispositivos eletrônicos cerca de 1 hora antes de dormir. Isso vai ajudar a mente a relaxar e o cérebro receberá menos estímulos, facilitando assim o sono.
  • Tentar dormir de 6 a 8 horas por noite.
  • Ter em mente que criar todos esses hábitos da noite para o dia pode ser uma tarefa muito desafiadora. Portanto, não cobrar-se tanto é dica. Tentar fazer essas modificações de maneira gradual e persistente.

educação senac

Somadas as estas dicas, o básico da rotina também deve ser aplicado: Organização. Seja com os materiais de estudo ou para cumprir as tarefas. E então, é hora de colocar em prática todas essas dicas e aprender muito nesse tempo de isolamento social!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s