Trabalho home office – hora de ser criativo para enfrentar a quarentena

Situações de crise nos obrigam, pela necessidade, a se adaptar, a pensar alternativas para nossas dificuldades. Estamos enfrentando um momento de profundas adversidades. É momento de sermos mais flexíveis, abertos a novas experiências, nos permitir fazer coisas que ainda desconhecemos. Uma oportunidade para sermos criativos, ampliarmos nossa capacidade de nos reinventar, de aprender algo com tudo o que está acontecendo.

Você já havia pensado que seu trabalho pode ser realizado de casa? Já se deparou com situações anteriores em que pensou não ser capaz de realizar algo? Já pensou que algo era impossível, até que foi lá e fez?

Agora, pela necessidade, muitos de nós estamos sendo forçados ao trabalho remoto, também conhecido como home office ou home work. Você pode achar ‘o máximo’ ou pode achar esquisito. Ainda assim, terá que se adaptar.

home-office- net

Mesmo empresas conservadoras estão vendo essa opção como alternativa. Gestores que pensavam não ser possível, agora estão se ocupando de viabilizar essa condição aos seus colaboradores. Depois de municípios decretarem o fechamento dos estabelecimentos, talvez seja a única maneira de manter setores funcionando e dar assistência às pessoas que precisam, nos mais diversos serviços em segmentos variados.

Eu sempre fui adepta a esse modelo de trabalho e tenho feito isso há algum tempo, uma vez por semana. Agora, pelas próximas semanas, a rotina diária será totalmente home office, inteiramente trabalhando de casa. Ainda bem! É um privilégio que muitos não têm. Sou grata por ter essa oportunidade de continuar desenvolvendo meu trabalho em outro escopo. Agora, sigo fazendo atendimentos on-line de orientação de carreira, desenvolvendo conteúdos EAD e webinars, com mais frequência do que antes. A tecnologia ajuda muito e temos que utilizá-la a nosso favor, especialmente nesse momento.

Decidi escrever sobre essa temática pelo fato de ser pertinente para a condição de isolamento social pelo motivo do Coronavírus COVID-19. Quero compartilhar algumas vantagens que percebo no trabalho ‘em casa’ e também estratégias que podem ajudar a ser produtivo e ter qualidade de vida nesse contexto.

home sexta

Vantagens de trabalhar em casa:

  • Geral – não enfrentar o trânsito, ter um saldo a mais de tempo que seria utilizado para deslocamento, estar próximo da família, ter a companhia do(s) seu(s) pet(s), almoçar em casa, ter mais qualidade de vida;
  • Na quarentena – nessa fase de isolamento, manter-se trabalhando em casa é muito interessante, especialmente porque você não se expõe tanto aos riscos. Além disso,   pode sentir-se mais produtivo e não ficará imerso apenas em notícias ruins. É importante manter-se informado, mas a exposição a esses conteúdos por muitas horas, gera ansiedade e outros sintomas que desencadeiam sofrimento. Melhor manter-se trabalhando e continuar a nossa missão de vida (mesmo que em outro formato).

O que pode ajudar no home office:

  • Arrumar-se como se fosse sair para trabalhar – isso ajuda a entrar no clima do trabalho e também ajuda a manter a autoestima elevada;
  • Estabelecer uma rotina com horários – ter uma definição do horário de trabalho e elaborar uma lista de demandas/metas do que fará no dia, também é prudente;
  • Escolher um local reservado e fazer combinações com a família – se for possível ficar em uma peça da casa sem tanto fluxo, é melhor para evitar distrações. Conversar com a família e pedir o auxílio deles para estabelecer conversas apenas nos horários de intervalo, é primordial para manter o foco;
  • Manter um contato com equipe de trabalho – podem ser agendadas reuniões virtuais para alinhamento das atividades e combinações. Isso ajuda a não se sentir tão sozinho.

Caso vocês tenha sido dispensado do trabalho e não tem a opção de fazer home office:

Talvez seu trabalho não possa ser realizado home office, pois depende de algum equipamento específico ou de estrutura que não tem como reproduzir na sua casa. Nesse caso, caberá a você mesmo estabelecer uma rotina de trabalho/estudos. Talvez seja hora de voltar a estudar um idioma, fazer leituras de livros, estar mais com a sua família, planejar um projeto que estava engavetado, ajeitar a casa, marcar uma conversa on-line com amigos. Uma dica é conhecer um pouco mais sobre meditação – uma prática que ajuda na redução da ansiedade e a viver em atenção plena no momento presente. Você pode instalar um  app no seu celular (headspace e lojong) ou até mesmo fazer um curso disponibilizado gratuitamente (Acredita e medita – Link de acesso).

foto_quinta_Unisinos

Considerações importantes:

Nesse momento, a escolha mais sábia é ficar em casa. Nem todos têm a possibilidade de trabalhar de casa e precisam se expor aos riscos que estão por todo lugar. Então, se você tem essa opção, seja grato e respeite todos os profissionais que não podem ficar nas suas casas com suas famílias. Também por amor aos que amamos, vamos ficar em casa. Nesse momento é o mais sensato a fazer e pelo bem de todos.

Como vocês sabem, sou Psicóloga e estou aqui para o que você precisar, sem custo, ok?! Posso te dar uma orientação ou dica, caso esteja se sentido muito ansioso ou preocupado. É só você entrar em contato por um dos meus canais, seja Instagram, youtubeFacebook ou pelo e-mail lucianelinden.psi@gmail.com. Caso queira dar início a um processo de terapia, também posso indicar colegas que fazem atendimentos clínicos on-line.

webinar 2

Quando tudo isso passar, também estarei aqui para ajudar a pensar nas questões de carreira.

Que sigamos com fé, nos preservando, com muita empatia por todos. Paz e bem!

*Caso essa leitura tenha sido importante para você, me escreve. Será muito importante saber como você está lidando com esse momento. Seu feedback é um estímulo para seguir produzindo novos conteúdos ao longo de todo o ano.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s