Espaço Brincar: despertando a criatividade e construindo memórias

Um local lúdico, para aprender brincando e fazer amigos, com aconchego de casa de vó. Este é o Espaço Brincar, de Taquara, um contraturno escolar que atende crianças de 1 a 12 anos, buscando o desenvolvimento integral nos aspectos cognitivos, socioemocionais e motores. Idealizado e comandado pela pedagoga Fernanda Moura, o local prioriza o contato com a natureza, as brincadeiras ao ar livre e faz com que as crianças sintam-se à vontade com as coisas simples. Outro diferencial está no relacionamento entre diferentes idades, que faz parte do dia a dia do local, envolvendo as crianças com liberdade para criar e conviver. “O conjunto de atividades e a forma como nos relacionamos com as crianças, dando o seu espaço e auxiliando-as em tudo o que necessitam, garante um ambiente descontraído, sem problemas de indisciplina. Elas têm autonomia nas decisões e nas resoluções de situações, aprendendo valores que levam para a vida e vão as acompanhar na vida adulta”.

A cada dia da semana, são realizadas oficinas específicas: culinária, inglês, jogos cooperativos e iniciação ao esporte, capoeira, artesanato e educação ambiental integram o portfólio atual do contraturno. Além disso, diariamente, são ofertadas as refeições (café da manhã, almoço, lanche) com cardápio organizado por uma nutricionista, auxílio para realizar o tema de casa, reforço escolar com orientação pedagógica para os que estiverem com alguma dificuldade de aprendizagem, recreação, hora do conto e brincar livre. Os mais pequenos, de 1 a 3 anos, tem atendimento especial através da Baby Class.

Apoio e suporte para aos pais

A contratação do serviço pode ser realizada por mês, por semana, por turno, por dia ou por hora. “Nosso objetivo é atender as demandas das famílias. A criança pode vir todos os dias no turno inverso ao da escola, como pode vir somente nas quartas-feiras, por exemplo. Também atendemos sem vínculo contratual, onde, caso surja uma necessidade ou imprevisto que os responsáveis precisem de um lugar para a criança ficar, ela pode vir e será recebida e acolhida pela nossa equipe. Nesse caso, não é preciso agendamento prévio. É justamente suprir uma necessidade de urgência de uma família que não tem com quem deixar seu pequeno naquele momento”, explica Fernanda que, mãe de duas, sentia essa necessidade em sua realidade.

Espaço Brincar natureza

Com isso, algumas agendas específicas são realizadas, como a “Noite do Pijama”, onde as crianças passam a noite no Espaço, as “Baladinhas”, onde elas ficam em atividades das 19h30 às 23h30, ou ações como o “Vale Night”, oferecido aos pais durante eventos como a Oktoberfest, acolhendo as crianças para que eles possam ir curtir a festa. Ainda durante o período de férias escolares (de verão e de inverno) é oferecida a Colônia de Férias, acolhendo a criançada em turno integral. “Esse período é sempre complicado para os pais que precisam trabalhar. Assim, as crianças ficam aqui, aprendendo e brincando, em segurança, e os pais podem dedicar-se ao trabalho sem preocupações”, conta.

Estrutura pensada especialmente para os pequenos

Com um espaço amplo e seguro, a casa foi adaptada para receber as crianças, proporcionando experiências e gerando lembranças positivas. “Sabe aquelas boas memórias que a gente tem da casa da vó? Onde a gente pode brincar, tem pão caseiro e bolo gostoso? Onde a gente brinca no pátio e dá boas risadas? Essa é a nossa proposta”, pontua Fernanda. Com sala de estudos, biblioteca, sala de vídeo e refeitório, caso as condições climáticas não sejam adequadas pra brincar no quintal, o local está equipado para divertir e ensinar a criançada. Na parte da noite, o espaço de estudos pode ser locado para a realização de cursos preparatórios e workshops, acomodando confortavelmente até 20 adultos.

Promoção de aniversário

Para marcar o primeiro ano do Espaço Brincar, está rolando uma ação promocional para presentear os clientes. Fazendo a matrícula até o final do mês de fevereiro, a primeira mensalidade tem 30% de desconto.

O Espaço Brincar fica na Rua Guilherme Lahm, 1651, no Centro de Taquara, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. As atividades podem ser acompanhadas através do Facebook e do Instagram. Contatos pelo telefone 51 99621.5340.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s