Gramado in Concert: a música erudita fará morada em umas das mais elegantes cidades do RS

Em fevereiro tem carnaval, mas em Gramado a música erudita também toma conta da cidade. A sexta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música, acontece de 7 a 15 de fevereiro, oferecendo ao longo de nove dias uma programação especial. Totalmente gratuito, o evento conta com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas, além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e de onze países da América Latina.
O evento acontece anualmente e tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação intensa de recitais, concertos e visitas guiadas aos ensaios, oportunizadas através da atividade Conhecendo o Festival. No total, cerca de 50 atividades integram a programação artística.

orquestra-sinfonica-do-v-gramado-in-concert

O Gramado in Concert promove ainda dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que vêm crescendo a cada ano em número de inscritos e que premiam em dinheiro os vencedores que buscam esse reconhecimento. Confira a programação completa do evento aqui no link.

Maestro gramadense de renome está na coordenação do Festival

Na equipe responsável pelo sucesso do festival, desponta o maestro gramadense Leandro Libardi Serafim, responsável pela coordenação artística, entre outras atribuições no evento. Leandro concluiu o Curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Mestrado em Educação Musical na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursa o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e o doutorado em música na Université Laval em Québec, Canadá, ambos com foco o ensino coletivo de instrumentos de sopro da família dos metais.

Maestro Leandro - Gramado in Concert (1)

O maestro foi um dos vencedores do concurso Jovem Solistas 2009 da Orquestra de Câmara Fundarte de Montenegro; atuou como solista em 2010 na série de concertos Sesi Catedrais e ganhou troféu de destaque, sendo indicado ao prêmio Jovem Pesquisador da UFRGS durante o Salão de Iniciação Científica 2011. Foi também um dos vencedores do Edital Nacional de Fomento à Produção Literária da E-ditora, tendo publicado artigo no livro “Memória e História das Bandas e Sociedades Musicais Brasileiras” no ano de 2015. Em 2019 foi escolhido como membro da Academia Gramadense de Letras e de Artes (AGLA) por seus feitos na área da música erudita.

Currículo extenso e de respeito
Profissionalmente, o extenso currículo do maestro Leandro se destaca ainda com a regência de mais de dez bandas escolares; de ser membro da equipe de planejamento e produção do curso de Licenciatura em Música da UFRGS em modalidade a distância; Professor de Metais convidado do curso de Licenciatura em Música da Université Laval (Canadá); Diretor Artístico e trompetista da Orquestra de Sopro de Novo Hamburgo (OSNH); professor de metais e regente da Orquestra Jovem de Novo Hamburgo (OJNH); regente auxiliar e trompetista da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG); coordenador, regente e professor de trompete da Orquestra Jovem de Gramado (OJG); trompetista da Harmonie de Cascades em Beauport e da Ensemble de Vent et Percussion de Québec, ambas no Canadá; tem atuado como maestro convidado nas últimas cinco edições do Eurochestries – Brasil (2015), França (2016), China (2017), Canadá (2018) e Brasil (2019), onde atuou como maestro da International Brass Ensemble (Eclats de Cuivres) e da Orquestra Sinfônica Internacional. Foi o Coordenador Geral do Nordeste 2016 – VI Encontro Musical da UFC, onde também atuou como maestro da Banda Sinfônica do evento.

“Estou como maestro da Banda Sinfônica e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, onde tenho trabalhado com afinco para a qualificação da música erudita do estado. Anualmente tenho participado como maestro convidado das edições do festival Eurochestries em países diversos como França, China e Canadá e neste ano estou em negociação para participar novamente em uma das edições internacionais”, declara sobre seus planos para o futuro. Para finalizar o maestro espera também dar continuidade à ampliação do Gramado in Concert, evento que vem ano a ano crescendo.

Maestro Leandro - Gramado in Concert (2)

O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado e tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural.

*Material e fotos: Divulgação e site Gramado in Concert

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s