Você pede ajuda quando precisa?

Olá, olá! Mamães que me acompanham por aqui. 2020 já começou e eu te desejo um ano cheio de amor, abraços, beijos e brincadeiras com esse pitocos que vivem ai na sua casa!

Essa semana eu estava assistindo Patrulha Canina com meus dois meninos e a prefeita Godway soltou essa: “Pera aí, eu não posso ser boa mãe e boa prefeita ao mesmo tempo, eu preciso de ajuda!” Pensei na mesma hora: “está aí o tema da minha primeira coluna do ano!” Então, a primeira pergunta que eu te faço aqui este ano é: você pede ajuda quando precisa? Ou você acredita que precisa dar conta de tudo sozinha? Afinal de contas você é a mãe e mãe é um ser mitológico, que dá conta de tudo, sempre!

Tem dias que a gente gostaria de não precisar se preocupar com nada, né? Se tem alguém com fome, se precisa trocar fralda, se precisa dormir, se precisar tomar banho, se precisar brincar dentro ou fora… Na bem da verdade gostaríamos de, às vezes, precisar nos preocuparmos só com a nossa alimentação, com nosso sono, nosso banho, nosso bem-estar. Quando uma mãe deseja isso, não quer dizer que ela não ame seu filho, só quer dizer que ela está cansada e precisa de um tempo sozinha, pra relaxar, pra se reencontrar, pra voltar ainda mais inteira e cuidar com todo seu amor dos seus filhos.

Relax-mãe.jpg

Mas tem um porém: para pedir ajuda precisamos revelar nossa humanidade e mostrar que não somos capazes de fazer tudo sozinhas, como nós mesmas e todo o mundo acredita que somos. Que não podemos ser uma boa mãe e uma boa mulher (seja lá o que você queira ser) ao mesmo tempo, pois precisamos de ajuda! E temos o direito de olhar com carinho e compaixão para todos os papéis que representamos na vida, isso nos completa, e para isso precisamos de ajuda com as crianças, sim.

Vulnerabilidade não é fraqueza. É a nossa capacidade de nos mostrar humanas, de falar sobre o que sentimos de verdade e de assumir as nossas necessidades mais profundas. Tem uma escritora que gosto muito, a Maristela Lima, que fala que para mudar o mundo, é preciso cuidar das mães. “Muitas vezes parece que as pessoas esperam que sejamos ‘a mãe de’ e ponto. Parecem não saber tudo que implica essa transformação que é gestar, parir, amamentar, amar, criar, educar… e toda a carga mental que isso traz. Não enxergam a mulher por trás das olheiras de noites mal dormidas. Raramente somos vistas em nossas necessidades – nós mães, mulheres, humanas” diz a Maris.

cuidar das mães.jpg

Para que as pessoas tenham noção disso tudo, é preciso colocar a boca no trombone, abrir o coração e falar, de forma empática e respeitosa consigo e com os outros, sobre o que está acontecendo, sobre o que você está sentindo e pedir ajuda. Não dá para seguir sozinha o tempo todo, ficamos sobrecarregadas e isso afeta o cuidado que temos com os nossos filhos.

Cerque-se de pessoas que saibam e possam te acolher. Que entendam tudo que a maternidade transforma na vida de uma mulher e tudo que ela representa, os desafios do dia a dia. Pessoas que possam te ouvir e ficar com as crianças sem te cobrar, sem julgar, sem questionar, sem fazer chantagem emocional por qualquer ajuda que for te dar. Uma pessoa que te enxerga como ser humano e entende que você precisa de um tempo para descansar, se cuidar, respirar, dar uma volta e fazer o que você bem entender que precisa fazer para se sentir bem.

Me conta, você tem algumas pessoas assim na sua vida? E se esse conteúdo fizer sentido pra você, compartilhe com outras amigas, mães que possam se sentir abraçadas também. Um abraço virtual bem forte, Silvana.

livro-maternagem.jpegPS: O livro que citei é Autocuidado na Maternagem.O Caminho da Comunicação Não Violenta para equilibrar a relação com os filhos e consigo mesma. Da Maristela Lima e você consegue comprar direto com ela no Instagram @cultivandocuidado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s