Hospitais de duas cidades da região receberão painéis solares para a autoprodução de energia elétrica

Ações que estimulam e implementam o uso de energias renováveis estão crescendo mundo a fora e, não ficando distante desse novo universo, municípios do Vale do Paranhana estão se mobilizando para, tão logo, implementar o uso de algumas destas fontes.

Recentemente, o município de Riozinho anunciou a instalação de placas fotovoltaicas na feira do produtor da cidade. Agora, foi a vez de duas instituições de saúde, uma em Igrejinha e outra em Parobé, embarcarem nessa mesma ideia de sustentabilidade.

Iniciativa do grupo CPFL, o Programa RGE nos Hospitais foi lançado na manhã da última quinta-feira, 09, em São Leopoldo, na sede da RGE. Com três frentes de trabalho – ações de eficiência energética, investimento na melhoria dos hospitais e um programa de doação em conta de energia para hospitais –, o programa ajudará instituições públicas e filantrópicas a reduzirem contas de energia elétrica. Entre estas instituições, os hospitais São Francisco de Assis, de Parobé, e Bom Pastor, de Igrejinha, já anunciaram que terão investimento vindos do programa.

hospitais

Em Parobé, o Hospital São Francisco de Assis deverá ter, nas próximas semanas, instalação de usinas fotovoltaicas no valor de R$189,3 mil (através de contrato com a RGE Sul), além de 171 lâmpadas, que foram substituídas pela tecnologia LED. De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, a usina tem capacidade para gerar 50 MWh por ano, o equivalente a 5% de todo o consumo de energia da instituição. Com o sistema, a instituição de saúde terá mais de R$ 19 mil de economia por ano.

Em Igrejinha, o Hospital Bom Pastor passará primeiro por um estudo técnico, para saber o tamanho do investimento a ser feito, além de uma reforma no telhado da instituição (vindos de recursos da Consulta Popular). Mas já é decidido que o hospital receberá também a instalação de usinas fotovoltaicas em sua estrutura, o que reduzirá os custos com energia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s