De olho na sustentabilidade, Feira do Produtor de Riozinho terá energia solar

Pensando na redução do impacto ambiental na geração da energia utilizada pelos agricultores na feira e na câmara fria, a Feira do Produtor de Riozinho receberá uma grande novidade para 2020: placas fotovoltaicas. A ação da administração municipal  pretende criar uma estrutura que sirva de unidade demonstrativa para a população local, de maneira a incentivar o uso de energias alternativas e aumentar a viabilidade econômica da atividade dos feirantes. A expectativa é que, com a energia solar, a conta de energia da feira seja zerada após sua instalação, com previsão de retorno do investimento em até cinco anos.

O sistema será instalado no prédio ao lado da feira e poderá manter ligados os refrigeradores e freezeres, tanto da feira quanto os que são utilizados pelos agricultores para a manutenção dos itens fornecidos para a merenda escolar. Essa medida irá beneficiar 546 crianças, que terão a qualidade de seus alimentos preservada mesmo durante quedas de luz de média e longa duração.

De acordo com a administração municipal, a ideia é incentivar a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis. O investimento que será feito, via recursos da Consulta Popular, será pago automaticamente pelo dinheiro economizado com o corte de custos na conta de luz.

O que são as placas fotovoltaicas?

1-placas-fotovoltaicas

Placas fotovoltaicas são os dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas, já que captam, em geral, a luz solar. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do sol ou da sua casa). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s