Especialista da Emater participa de encontro sobre Agroindústria Familiar em Três Coroas

Abordando o tema Agroindústria e seus desafios, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater do município, realizou, na última quinta-feira, 12, no auditório da Secretária Municipal de Educação, o desfecho de uma capacitação direcionada aos produtores rurais e familiares de Três Coroas. O engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS, Márcio Dalbem, conduziu o bate-papo falando sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, os objetivos, serviços oferecidos pelo programa e do processo de legalização das agroindústrias.

A ideia principal do encontro era evidenciar os impactos e as potencialidades desse tipo de atividade como geradora de renda, um trabalho tanto para famílias rurais quanto para a região. Além disso, uma alternativa que agrega mais renda, principalmente para as pequenas propriedades rurais.

“Três Coroas é tido como potencial, principalmente pela presença das pequenas propriedades na região. A localização também é muito favorável, pois está próxima da região metropolitana e da região dos sinos. O município está em uma posição estratégica, próximo da serra, perto do litoral, desta forma, as atividades de agroindústria permitem, dentro da devida legalização, que estes mercados possam ser explorados. A grande região metropolitana é como se fosse o estômago do estado, e a região da serra é tida como uma das regiões com maior poder aquisitivo, permitindo assim que seja absorvido esse tipo de produto produzido aqui dentro de Três Coroas”, disse Dalbem.

Agricultura familiar TC (1)

De acordo com o secretário de Agricultura, Vilmar Port, a ideia de implementar a agroindústria familiar vem para aprimorar as vendas e oferecer produtos de qualidade ao consumidor. Para Angélica Martin, produtora rural, a capacitação foi bem esclarecedora e muitas coisas que pareciam difíceis acabaram se tornando mais simples. “Queremos continuar aprimorando os conhecimentos, além disso, também queremos que nossos filhos sigam nesta atividade, que possam seguir no sítio, longe da cidade, onde a vida é bem mais difícil”, explica.

Neste projeto, a Emater de Três Coroas, representada pelo técnico João Alberto, tem contribuído significativamente no crescimento dos produtores rurais e familiares.

*Fotos: Simone Chalub

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s