Museu de Três Coroas passa por reorganização através de acadêmicos da Faccat

Valorizar o patrimônio, reorganizar e transformar o ambiente em um dos principais pontos turísticos da região está sendo uma tarefa desafiadora para um grupo de acadêmicos da Faccat – Faculdades Integradas da Taquara. Eles são os responsáveis pela idealização de um projeto, que busca transformar o Museu Armindo Lauffer, localizado no centro de Três Coroas.

Desde o meio do ano, os alunos reuniram ideias e fizeram uma proposta para a disciplina de Metodologia do Ensino, para que pudessem fazer uma ação no museu. A partir daí, realizaram visitações ao local reunindo possibilidades e, em seguida, debateram sobre o assunto na sala de aula.

O acadêmico Lucas Martins explicou sobre a questão da representatividade, pois o museu representa não somente o município de Três Coroas, como também toda região. “O museu é um patrimônio de todos da região. Para nós é valoroso transformar o lugar, pois, à medida que reorganizamos, automaticamente atraímos maior número de pessoas para visitação. Temos a intenção de recriar os ambientes para torná-los mais atraente, assim como, um ponto turístico bem frequentado”, explica. Ao todo, 33 acadêmicos de cursos diferentes estão envolvidos no projeto. Cada um pensou em ações para o museu, voltados para os cursos que fazem parte, são eles: História, Turismo e Relações Públicas.

museu
A casa que hoje abriga o museu Armindo Lauffer foi construída em 1856, pelo imigrante alemão Johannes Petry

No final de novembro, as propostas a curto prazo foram implementadas. A ideia era segmentar os ambientes, especificando cada espaço e reorganizando, como exemplo, espaço para mulher, para questões recreativas, para música, entre outros.

A secretária de Educação, Viviane Rothe, recebeu das mãos da coordenadora da Faccat, Andreia Rahmeier, a proposta das projeções a longo prazo, e falou da satisfação que é ver o esforço dos acadêmicos para resgatar algo tão importante como o museu. “O trabalho dos alunos da Faccat foi extremamente importante, pois traz um ressignificado à história de Três Coroas, através das obras expostas e reorganizadas dentro do museu. Não posso deixar de registrar meu encantamento ao ver a emoção da professora aposentada e Historiadora Clarise Moller, que também estava presente, ela possui em sua casa um museu particular, e contribui com o Museu Municipal, doando parte do acervo familiar”, finaliza. O projeto vai contar com o apoio da Prefeitura de Três Coroas.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s