Biografia sobre rolantense Teixeirinha será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre

O cantor, compositor, trovador e radialista, além de ator e produtor de cinema, Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (1927-1985), foi um dos maiores fenômenos da história do regionalismo brasileiro, tendo gravado mais de 50 LPs e vendido entre 18 e 25 milhões de cópias.

Resultado de 15 anos de pesquisa e entrevistas do jornalista e crítico de cinema Daniel
Feix, a biografia Teixeirinha – Coração do Brasil (Editora Diadorim) apresenta fatos desconhecidos sobre a vida do artista, da infância órfã no interior do Rio Grande do Sul ao estrelato dos shows nos Estados Unidos e Europa assim como os sets de filmagem. A biografia será lançada no dia 10 de novembro, durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.

“Ouvi várias dezenas de pessoas, algumas mais de uma vez, em momentos diferentes, totalizando mais de uma centena de entrevistas realizadas. (…) Mergulhei no seu trabalho, ouvindo suas músicas e assistindo aos seus filmes. Obtive registros raros de programas de rádio que ele apresentou e fitas brutas de entrevistas que concedeu graças a pesquisas em arquivos pessoais, de televisão e jornal, além do riquíssimo acervo do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa”, relata Feix na apresentação.

Teixeirinha Capa.indd
Livro será lançado pela editora Diadorim

Vitor Mateus Teixeira – O Teixeirinha

A partir do sucesso da toada autobiográfica Coração de luto”, de 1960, baseada na trágica morte de sua mãe, lançou-se no mercado fonográfico com grande sucesso – as estatísticas da época não são precisas, mas indicam que apenas essa canção teria vendido mais de 10 milhões de cópias. Ao longo da carreira, ganhou 13 discos de ouro.

Na época de maior sucesso fonográfico, entre os anos de 1970 e 1980, montou uma indústria de cinema no Rio Grande do Sul. Estrelou 12 filmes com a parceira Mary Teresinha. Cativou fãs aos milhares no Norte e no Nordeste, até hoje algo incomum para artistas regionais do Sul do Brasil.

No rádio, manteve o programa Teixeirinha amanhece cantando”, ao longo de duas décadas, nas rádios Farroupilha e Gaúcha, além de outros produtos radiofônicos em emissoras do RS e do Brasil. No auge da fama, em 1970, chegou a apresentar o programa televisivo noturno Teixeirinha comanda o espetáculo” na então poderosíssima TV Piratini.

Até morrer, em 1985, Teixeirinha gravou quase 50 LPs com músicas inéditas e mais uma porção de coletâneas com verdadeiros hinos do gauchismo e do universo caipira – Gaúcho de Passo FundoMocinho aventureiroNão e nãoQuerência amadaTordilho negroTropeiro dos pampas Xote Soledade são alguns de seus sucessos.

Aceitação da crítica

O crítico de música Juarez Fonseca classificou a biografia como “definitiva”. “A narrativa empolgante de Daniel não deixa nenhum detalhe para trás. Foi em busca das origens mais remotas do cantador, percorreu suas trilhas, investigou a fundo sua personalidade, entrevistou dezenas de pessoas, do círculo familiar mais íntimo ao mundo profissional da música e dos negócios. Do nascimento à morte, do avassalador sucesso ao epílogo dramático, o leitor acompanha a trajetória de Teixeirinha quase como se fosse um diário, tamanha a profusão de minúcias e fatos que, para muitos, passariam despercebidos, mas que, ainda bem, Daniel soube valorizar”, escreve.

Sobre o autor

Daniel Feix é jornalista na área cultural com passagens por RBS TV, TVCOM, revista Aplauso e jornal Zero Hora. Atua como crítico de cinema vinculado às associações de críticos do Brasil (Abraccine) e do Rio Grande do Sul (Accirs). É mestre pela PUCRS e tem artigos publicados, entre outros, em livros como 100 melhores filmes brasileiros (Letramento), Guia de leitura: cem autores que você precisa ler (L&PM), Bernardet 80 (Paco) e Os filmes que sonhamos (Lume).

daniel
Jornalista cultural Daniel Feix é o autor da obra

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s