Notícias sobre Carreira e Trabalho decente

Hoje venho trazer uma reflexão sobre carreira a partir da experiência que tive nos últimos dias, quando participei do XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional promovido pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) na cidade de Maceió/AL. Este evento ocorre a cada dois anos e nele estavam presentes cerca de 300 orientadores de carreira representando mais de vinte estados brasileiros. Contou-se também com participações internacionais de referências na área de carreira vindos de Portugal, Suíça e França.

Presença no Congresso da ABOP em Maceió em Set-2019
Presença no Congresso Brasileiro de Orientação Profissional da ABOP em Maceió/AL

Um dos apontamentos é que as nações têm se enfraquecido e isso tem dado ao indivíduo a responsabilidade cada vez maior de ampliar a sua participação na construção da sua própria carreira. As carreiras têm sido cada vez menos lineares e há uma pluralização das opções, tornando mais difíceis as tomadas de decisão.

Infelizmente ainda é pequeno o número de pessoas que beneficia-se de intervenções de carreira, as quais devem estar acessíveis a todos em nível macro, através de políticas que respeitem as diretrizes da organização internacional do trabalho e proporcionem justiça social a todos, incluindo populações mais vulneráveis como os desempregados de longo prazo, aposentados, imigrantes, pessoas mais pobres e presidiários. Algumas ações devem ocorrer em nível micro com programas de orientação profissional de modo individualizado e os resultados do impacto dessas ações devem ser veiculados a fim de mostrar as contribuições de programas dessa natureza.

O mundo está mudando rápido e isso representa um desafio, visto que as pessoas têm mudado de emprego e profissão em maior frequência e velocidade. Assim, neste contexto mundial instável e incerto, faz-se necessário cada vez mais buscar a aprendizagem e o desenvolvimento de carreira ao longo de toda a vida. O momento é de adequar a carreira a um projeto de vida com desenvolvimento contínuo, especialmente num mundo em constante mudança.

Durante o evento falou-se muito sobre o ‘trabalho decente’, independente da formalidade ou informalidade desse trabalho.  Foram mapeadas algumas dimensões relevantes que devem ser contempladas atendendo as necessidades de cada indivíduo. O trabalho deve proporcionar dignidade, através de um trabalho honesto que proporcione segurança, uma remuneração justa que permita pagar as contas e gere reconhecimento. Condições emocionalmente seguras de trabalho, acesso à assistência de saúde, compensação salarial adequada, tempo livre para descansar e os valores individuais alinhados aos valores da empresa são elementos cruciais para que se configure o trabalho decente.

Tendência em Desenvolvimento de Carreira - Life Design
Tendência em Desenvolvimento de Carreira – Life Design

Usuários de programas de carreira costumam ter aumento da autoeficácia, tomada de decisão, qualidade do trabalho e bem-estar, motivos suficientes que justificam a relevância desse tipo de aconselhamento. Se cada indivíduo tivesse a oportunidade de participar de um programa de orientação de carreira, além de refletir e ter maior clareza a cerca dos seus interesses e valores, tomaria decisões mais assertivas com ações estratégicas para ampliar suas perspectivas de sucesso na carreira e maior bem-estar na vida.

Você gostou de saber um pouco do que foi discutido no Congresso Brasileiro de Orientação Profissional? Quer saber mais detalhes? O que acha de olhar mais para a sua carreira como um projeto de vida?

Foi um prazer estar aqui contigo novamente e compartilhar de temas tão relevantes quando se trata de carreira. Forte abraço.

 

Anúncios

Um comentário

  1. […] Aperfeiçoamento! Estar em constante aprendizado é essencial no mercado de trabalho. E isso se aplica de forma ainda mais especial a quem atua diretamente com formação de carreira. Nossa colunista dessa área, Luciane Linden esteve no XIV Congresso Brasileiro de Orientação Profissional promovido pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) na cidade de Maceió/AL. Na sua coluna do último domingo ela conta o que viu por lá, confira aqui. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s